postado em 11/04/2009 09:24
Itu (São Paulo) ; Mais uma opção, esta mais ofensiva, está sendo testada pelo técnico Mano Menezes para encarar o São Paulo, neste domingo, no Pacaembu, pela primeira partida das semifinais do Campeonato Paulista, e remete a 2008, o ano do acesso: Morais e Douglas como armadores. Neste esquema, Dentinho jogaria no ataque ao lado de Ronaldo e Jorge Henrique e Fabinho, as surpresas em uma escalação mais cautelosa, começariam como reservas. Resta saber como o treinador vai querer iniciar o duelo: para cima do rival, como pediu Ronaldo, ou mais resguardado, preocupado em anular as jogadas pela esquerda e imaginando que a semifinal não será decidida na partida de ida.
Um das possibilidades para tentar surpreender o São Paulo é esta: Fabinho na vaga de Boquita, atuando como um falso terceiro zagueiro e protegendo o lado direito da defesa corintiana. No ataque, como Douglas não está bem fisicamente, atuaria mais próximo de Ronaldo e Jorge Henrique ocuparia o lugar de Dentinho, fechando o meio pelo lado esquerdo ; com Elias no setor oposto.
Há quem aposte que Dentinho é titular de Mano Menezes e não começa o jogo no banco. Por outro lado, Douglas e Morais não vivem uma boa temporada e o treinador talvez não queira optar por dois atletas irregulares para vencer um jogo tão importante como este. Ontem, novamente o coletivo realizado em Itu foi fechado aos jornalistas. Até crianças que estavam em árvores próximas ao hotel foram retiradas por seguranças do clube.
Ronaldo
Ronaldo espera o óbvio no clássico: atenção redobrada e marcação especial em cima dele. ;Temos quase certeza de que o São Paulo entrará com três zagueiros, com atenção sobre mim;, disse o atacante. Assim, a solução pode ser trocar a fome de gols pelo papel de coadjuvante. ;Temos de usar o espaço que sobrar para os outros;, avisou.
O companheiro de Ronaldo no ataque, porém, continua sendo um mistério guardado cuidadosamente pelo técnico Mano Menezes. Dentinho e Jorge Henrique disputam a vaga de titular. A estratégia de fechar o treinamento, cada vez mais utilizada pelo treinador corintiano, deve ser mantida até o fim do Paulistão.
A outra arma do Corinthians para a primeira partida das semifinais é a força de seus torcedores, que já esgotaram os ingressos para lotar o estádio. ;Espero uma torcida pacífica e que grite o tempo inteiro, como sempre;, afirmou Ronaldo, que, no entanto, lamentou que o Pacaembu não tenha uma capacidade maior que os atuais 34 mil lugares.
Enquanto prepara o time corintiano para o clássico de amanhã, Mano Menezes ganhou um importante desfalque para a reta final do Paulistão e até mesmo para o início do Brasileiro. O lateral/zagueiro argentino Sergio Escudero sofreu uma lesão no joelho esquerdo e precisará passar por cirurgia. A contusão de Escudero aconteceu no treino de quinta-feira, quando ele rompeu os ligamentos do joelho esquerdo. A cirurgia já foi marcada para a próxima semana, sendo que o tempo de recuperação é de seis a oito meses, o que projeta seu retorno ao time apenas para outubro.