postado em 13/04/2009 09:40
Dois tenistas consistentes, mas que não vivem a melhor fase de suas carreiras, serão os responsáveis por iniciar a temporada de saibro de Rafael Nadal e Roger Federer em 2009. O argentino Juan Ignacio Chela encara o espanhol na segunda rodada do Masters Series de Montecarlo, enquanto o italiano Andreas Seppi desafia o suíço.
Atletas de 1,90m que já frequentaram o top 30, Chela e Seppi terão pela frente os principais favoritos ao título do saibro após passarem por estreias bastante distintas nesta segunda-feira. O sul-americano precisou de 2h22 para eliminar o russo Igor Kunitsyn, batido com parciais de 6/4, 2/6 e 7/5. Já o europeu passeou em quadra contra o austríaco Jurgen Melzer, que caiu por 6/2 e 6/0 ao fim de 62 minutos.
Tentando retomar o melhor nível de jogo depois que problemas físicos o jogaram para a 167ª posição do ranking de entradas, o argentino enfrentará Nadal pela quinta vez na carreira. Até aqui, o antigo número 14 do mundo venceu apenas uma vez, no cimento do Masters de Cincinnati, em 2004, sendo que não ganhou sets do rival no saibro.
Já o italiano, que não colecionou bons resultados no piso rápido nesta temporada e ocupa atualmente o 40º lugar da ATP, tenta embalar na terra batida justamente contra Federer, que já o venceu por duas vezes somente em 2009 - no Torneio de Doha e no Aberto da Austrália, em janeiro. Nos outros dois confrontos realizados, o suíço também levou a melhor, vencendo em quadras lentas sempre por 2 x 0.
Djokovic e Murray pegam 'saibristas': Assim como os líderes da lista de entradas, Novak Djokovic e Andy Murray conheceram seus primeiros adversários em Montecarlo nesta segunda. E ambos encararão atletas especializados no saibro: o sérvio estreia ante o espanhol Oscar Hernández, e o escocês o faz contra o romeno Victor Hanescu.
Oriundo do qualificatório, Hernández eliminou o francês Julien Benneteau, que cometeu nove duplas-faltas, por duplo 6/4. Veterano de 31 anos, o ibérico jamais enfrentou Djokovic, que entrará na competição pressionado para defender as semifinais do ano passado - caso falhe, fatalmente o homem de Belgrado perderá a terceira posição do ranking para Murray.
O jovem de Dumblane, aliás, quer mostrar que pode colecionar bons resultados também no piso lento, após completar a primeira parte da temporada com três títulos conquistados. O confronto contra Hanescu, que começou em Mônaco batendo o espanhol Alberto Martín por 6/2 e 6/3, será inédito.