postado em 14/04/2009 10:38
Pequenos sustos marcaram o início da trajetória de Andy Murray na nova temporada de saibro, mas o escocês superou duas quebras de saque precoces para se firmar e avançar às oitavas-de-final do Masters Series de Montecarlo. Em partida recheada de break points, o escocês bateu o romeno Victor Hanescu por 6/3 e 6/2 e seguiu em rota de colisão com David Nalbandian, que estreou com vitória sobre Paul-Henri Mathieu.
Como está longe de ser um especialista no saibro, Murray não colecionou bons resultados no piso em 2008 e tem apenas 540 pontos a defender até o fim de Roland Garros. Assim, aparece como o principal candidato a avançar no ranking de entradas, mesmo porque precisa de apenas 170 tentos para tomar a terceira posição de Novak Djokovic.
No retorno à terra batida, ele teve dificuldades no começo, perdendo seus dois primeiros games de saque e trocando quebras com Hanescu até que o placar apontasse 2/2. Depois, o favorito embalou e, com muita variação de jogo, não teve mais o seu serviço quebrado até o fim da partida.
Como se não bastasse a vitória, Murray ainda comemorou a eliminação de Tomas Berdych, que foi surpreendido por Fabio Fognini e não será seu próximo adversário. Assim, o representante do Reino Unido aguarda pelo qualifier italiano ou pelo croata Marin Cilic, que apesar de ser o cabeça 14 nunca brilhou na superfície lenta.
Assim, um avanço às quartas-de-final para o atual número quatro do mundo é provável, e nessa fase ele poderia enfrentar David Nalbandian. Mesmo irregular com dez duplas-faltas cometidas, o argentino superou o francês Paul-Henri Mathieu por 2 sets a 1, com 6/4, 3/6 e 6/3, e seguiu para enfrentar o espanhol Marcel Granollers em confronto inédito.
Mais adiante, Nalbandian pode ter pela frente o top 10 russo Nikolay Davydenko, cujo nível de jogo é uma incógnita visto que ele vinha parado por causa de uma contusão no pé.
Assim, o cabeça 12 tem boas chances de desafiar Murray nas quartas, curiosamente realizando o esperado confronto que poderia ter acontecido há três semanas nas oitavas de Miami - na ocasião, o sul-americano decepcionou na estreia contra Viktor Troicki, enquanto o escocês arrasou o mesmo sérvio e seguiu rumo a seu terceiro título de Masters Series.