postado em 14/04/2009 14:51
Depois de afirmar que havia fumado maconha em sua infância e que essa prática é comum na Jamaica, seu país natal, Usain Bolt pediu desculpas por seus comentários, nesta terça-feira. Em um comunicado oficial, o astro do atletismo pediu desculpas aos seus conterrâneos pelas declarações polêmicas.
"Quero pedir desculpas ao povo jamaicano se, em algum momento, dei a impressão de que dizia que todos os jovens sabiam enrolar 'baseados' ", afirmou o campeão olímpico, em alusão à uma das formas de se fumar a erva. Bolt também aconselhou os jovens a não entrar neste mundo.
"Gostaria de pedir também a todas as estrelas do futuro que se afastem das drogas. Nem meus familiares, nem meus amigos próximos fumam e não me relaciono com pessoas que fazem isto", completou o corredor.
Toda a polêmica começou quando Usain Bolt afirmou ao jornal alemão Bild que fumar a erva da maconha é normal no país caribenho. "Na Jamaica, as crianças aprendem muito cedo a apertar um 'baseado'. Todo mundo já experimentou, e eu também, mas eu era muito jovem naquela época", havia afirmado.
Em novembro de 2008, outro campeão olímpico se envolveu em confusão semelhante. O nadador norte-americano Michael Phelps foi flagrado usando maconha, durante uma festa universitária e acabou sofrendo suspensão de três meses do esporte, por causa do ato ilegal.