postado em 15/04/2009 12:27
Antes confiante em barrar os difusores de dois andares utilizados por Brawn GP, Williams e Toyota no Mundial 2009 da Fórmula 1, a Ferrari agora se vê forçada a fazer mudanças 'fundamentais' no design do F60, carro fabricado para esta temporada. Derrotada nos tribunais ao lado de Red Bull, BMW e Renault, a escuderia italiana foi uma das que mais lamentou o vereditco da Corte de Apelações da FIA (Federação Internacional de Automobilismo).
Ainda sem pontos nas duas corridas disputadas neste ano, em Austrália e Malásia, a Ferrari apostava que uma posição da FIA favorável a sua causa poderia reequilibrar as forças na categoria. Agora, não resta alternativa ao time senão desenvolver o polêmico difusor, conforme assinala Stefano Domenicali.
"Infelizmente essa decisão nos força a intervir em áreas fundamentais do desenho do carro na tentativa de sermos capazes de competir em pé de igualdade com os oponentes, uma tarefa que requererá tempo e dinheiro. Nós dobraremos nossos esforços para levar o time de novo ao mais alto nível de competitividade", disse o chefe de equipe de Maranello através de comunicado à imprensa.
Ainda que Domencali não tenha falado em um prazo para introduzir o difusor no F60, especula-se que nenhuma das rivais de Brawn GP, Williams e Toyota conseguirão copiar o acessório pelo menos até o Grande Prêmio da Espanha, quinta etapa da temporada que acontece em 10 de maio.