postado em 15/04/2009 19:41
Os dedos médios em riste com os braços cruzados mostrados por Cristian após definir a vitória por 2 x 1 do Corinthians sobre o São Paulo podem gerar uma punição fora da esfera esportiva. O Ministério Público instaurou nessa terça-feira inquérito para julgar o volante e a pena é de multa e detenção de 15 dias a seis meses.
O jogador foi indiciado no artigo 40 da Lei de Contravenções Penais por conduta incoveniente. No caso de punição, o atleta, que ironizou uma torcida organizada tricolor em sua comemoração, pode pagar sua pena com serviços comunitários ou pagamentos de cestas básicas.
"Efetivamente este gesto do Cristian pode e deve trazer problemas para ele, porque é uma conduta dignificada como inconveniente. O atleta se mostrou de maneira desrespeitosa ao publico", explicou à Rádio Globo o delegado do 23º Distrito Policial da capital paulista, Antonio Carlos Barbosa.
O delegado acredita que a resolução do caso deve ser rápida e informou que, nos próximos dias, Cristian, jogadores e dirigentes serão chamados para serem interrogados sobre o caso. São-paulinos devem ser convocados também. Imagens e reportagens serão outras fontes de investigação.
Na esfera esportiva, o camisa seis alvinegro fará seu depoimento na sexta-feira no Tribunal de Justiça Desportiva de São Paulo (TJD-SP). O meio-campista pode ser suspenso por até dez jogos se seu gesto for considerado uma atitude antidesportiva. Desta maneira, não enfrentaria o São Paulo no domingo e desfalcaria o Timão no caso de uma classificação à final.