Superesportes

Palmeiras empata com Sport e fica em situação complicada na Libertadores

;

postado em 15/04/2009 21:40
A reação do Palmeiras na Taça Libertadores da América não passou de ilusão. Nesta quarta-feira, o time do técnico Wanderley Luxemburgo tinha a chance de assumir a vice-liderança do grupo 1, mas decepcionou em casa: apenas empatou com o Sport por 1 x 1 para decepção de mais de 22 mil pessoas que compareceram ao Palestra Itália.

A frustração alviverde foi maior pelo fato do adversário ter atuado em metade do jogo com uma a menos, por causa da expulsão de Wilson nos acréscimos da etapa inicial. O resultado deixa Sport e Colo Colo, do Chile, na ponta da chave, com sete pontos. Após o segundo tropeço seguido em seus domínios, o Palmeiras tem apenas quatro, junto com a LDU, do Equador.

O grupo 1 da Libertadores terá uma nova rodada na semana que vem. Na terça-feira, o Palmeiras enfrenta a LDU, do Equador, no Palestra Itália. No dia seguinte, o Sport joga contra o Colo Colo, na Ilha do Retiro.

O jogo

O equilíbrio foi a tônica no início da partida no Palestra Itália. Cauteloso, o Sport marcava de perto Diego Souza e Cleiton Xavier, os homens de criação do adversário, e conseguia manter o controle em campo.

Porém, aos 13 minutos, um lance polêmico mudou a cara da partida. O árbitro Roberto Silveira interpretou um toque de mão do zagueiro César Lucena após cruzamento de Armero e marcou o pênalti, mesmo com toda a reclamação dos visitantes. Keirrison aproveitou a chance e deslocou Magrão na cobrança: 1 a 0.

A desvantagem fez o Sport mudar a tática, avançar as suas linhas e buscar o ataque. As principais jogadas da equipe pernambucana nasciam do lado esquerdo, com o experiente Dutra. Contudo, Pierre se mostrava atento na cobertura do setor.

Ainda assim, o Sport assustou em um lance inusitado. Aos 29 minutos, Vandinho recebeu na área, girou o corpo e arrematou. A bola desviou em Edmilson e quase entrou. Imóvel, o goleiro Marcos apenas torceu.

Mas, na última investida antes do intervalo, o Palmeiras amargou o empate do adversário. Em um lance confuso dentro da área após a falta batida por Paulo Baier, Edmilson não conseguiu tirar o perigo e, na sobra, Wilson empurrou para as redes.

Na comemoração, o jogador do Sport cobriu o rosto com sua camisa. Como já tinha o cartão amarelo, Wilson acabou expulso, fato que irritou ainda mais o time de Recife.

Mais ofensivo: Com vantagem numérica, o Palmeiras apresentou uma postura diferente na volta do intervalo. Luxemburgo foi claro: o Verdão teria que atacar o Sport sem qualquer tipo de receio.

Aos sete minutos, o campeão paulista abriu mais sua equipe com a presença de Evandro no lugar de Edmilson, que deixou o gramado lesionado. O Verdão passou a ter quase toda a posse de bola, mas tinha dificuldades em criar.

Por isso, aos 25 minutos, Luxemburgo partiu para sufocar o adversário com as presenças de Marquinhos e Ortigoza. Porém, faltou serenidade ao Palmeiras, que criou apenas uma grande chance de marcar. Livre na área, Diego Souza cabeceou para fora e frustrou os palmeirenses.

FICHA TÉCNICA - PALMEIRAS 1 x 1 SPORT

Local: Estádio Palestra Itália, em São Paulo (SP)
Data: 15 de abril de 2009, quarta-feira
Horário: 19h45 (de Brasília)
Renda: R$ 920.941,44
Público: 22.372 pagantes
Árbitro: Roberto Silveira (Uruguai)
Assistentes: Pablo Fandiño e Walter Rial (ambos uruguaios)
Cartões amarelos: Danilo e Evandro (Palmeiras); Moacir, Magrão, Paulo Baier, Dutra e César Lucena (Sport)
Cartões vermelhos: Wilson (Sport)
Gols: PALMEIRAS: Keirrison, aos 15 minutos do primeiro tempo
SPORT: Wilson, aos 46 minutos do primeiro tempo

PALMEIRAS: Marcos; Fabinho Capixaba (Marquinhos), Maurício Ramos, Danilo e Armero; Edmilson (Evandro), Pierre, Cleiton Xavier e Diego Souza; Lenny (Ortigoza) e Keirrison
Técnico: Wanderley Luxemburgo

SPORT: Magrão, Igor, César Lucena e Durval; Moacir, Daniel Paulista, Andrade (Sandro Goiano), Paulo Baier (Fumagalli) e Dutra; Wilson e Vandinho (Guto)
Técnico: Nelsinho Baptista.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação