postado em 16/04/2009 09:29
Apesar de poder ser campeão carioca já no próximo domingo, caso derrote o Flamengo na decisão da Taça Rio, o Botafogo dá um tempo na competição estadual e volta sua atenção para um difícil compromisso pelo confronto de volta da segunda fase da Copa do Brasil. Nesta quinta-feira, às 19h30 (de Brasília), o Glorioso vai precisar superar o Americano se quiser continuar na disputa, pois perdeu na ida por 2 x 1, em Campos (RJ).
Como os gols marcados na casa do adversário valem como critério de desempate, basta um triunfo por 1 x 0 ao Botafogo. Mas para não correr maiores riscos o ideal é ganhar por dois ou mais gols de vantagem. Caso devolvam o 2 x 1, os botafoguenses forçarão a disputa de pênaltis. Qualquer outro resultado classifica os campistas, para duelaram na próxima fase com o ganhador do confronto entre Ponte Preta e Figueirense, que empataram por 2 x 2 na partida de ida, em Florianópolis (SC).
Ney Franco, técnico do Botafogo, acredita que o duelo desta quinta-feira vai ser um verdadeiro jogo de xadrez pelo fato de o Americano ter a vantagem do empate.
"O Americano vai jogar fechado, como de costume quando enfrenta o Botafogo, mas com o bônus de poder empatar para se classificar. Nós vamos precisar de muita paciência para explorar os pontos fracos deles e tentar furar o bloqueio defensivo. Mas teremos que fazer isso tudo sem ficarmos muito expostos na defesa", disse o treinador.
Os jogadores do Botafogo também esperam um jogo muito complicado, porém não admitem outro resultado que não seja a classificação. Um dos líderes do elenco, o atacante Reinaldo lembrou que o time ainda não venceu o Americano na temporada. Além da derrota na partida de ida, os botafoguenses ficaram no empate com o Cano por 2 x 2 na fase de classificação da Taça Rio, atuando no Engenhão.
"Ainda não conseguimos derrotar o Americano e por isso mesmo está terminada a cota de tropeços contra esse adversário. Com todo respeito ao nosso rival, não podemos nem cogitar a hipótese de ficarmos de fora da Copa do Brasil na segunda fase. Contamos com o apoio de nossa torcida, vamos jogar em casa e precisamos ganhar", afirmou Reinaldo.
Para esta partida Ney Franco vai repetir a formação que goleou o Vasco por 4 x 0. Isso porque o lateral-esquerdo Thiaguinho, recuperado de uma pancada recebida na panturrilha, foi liberado pelo departamento médico. Já o zagueiro Emerson, com uma lesão na coxa direita, continua afastado.
Pelo lado do Americano, o técnico Toninho Andrade confirmou que a sua equipe realmente vai jogar de forma recuada no Engenhão, tentando explorar os contra-ataques.
"Temos que jogar com o regulamento debaixo do braço e por isso a postura vai continuar sendo defensiva. Temos uma estratégia definida e ela vem dando certo contra o Botafogo. Confio muito na minha equipe e sei que podemos voltar classificados", declarou Andrade.
Para este compromisso o Americano vai repetir a formação do jogo de ida. Isso foi possível porque o zagueiro Carlão se recuperou de dores na coxa direita e foi liberado pelo departamento médico.
FICHA TÉCNICA
BOTAFOGO x AMERICANO
Local: Estádio Olímpico João Havelange (Engenhão), no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 16 de abril de 2009, Quinta-feira
Horário: 19h30 (de Brasília)
Árbitro: Djalma Beltrami (RJ)
Assistentes: Eduardo de Souza Couto (RJ) e Flávio Manoel da Silva (RJ)
BOTAFOGO: Renan, Fahel, Juninho e Wellington; Alessandro, Leandro Guerreiro, Léo Silva, Maicosuel e Thiaguinho; Reinado e Victor Simões
Técnico: Ney Franco
AMERICANO: Jefferson, Elson, Carlão e Anderson; Paulo Henrique, Renan, Pirão, Eberson e Ernani; Kieza e Diego Salles
Técnico: Toninho Andrade