postado em 16/04/2009 13:53
Em 2007 o Flamengo foi campeão carioca superando o Botafogo na decisão. Para muitos aquele título teve o dedo do então técnico rubro-negro Ney Franco, que agora trocou de lado, está dirigindo o Alvinegro e vai reencontrar o Rubro-Negro neste domingo, às 16 horas (de Brasília), no Maracanã, no Rio de Janeiro, onde as duas equipes decidirão o título da Taça Rio.
Do lado flamenguista os atletas que trabalharam com Ney Franco na Gávea são só elogios para o comandante botafoguense, embora todos reconheçam que o Flamengo também está bem servido com Cuca.
"O Ney Franco é um grande treinador e mostrou isso aqui no Flamengo, depois de ter conquistado um título mineiro pelo Ipatinga, quando ninguém esperava. No Flamengo ele também foi campeão e ajudou muito a todos os atletas que trabalharam com ele", disse o lateral-direito Léo Moura.
"Com certeza teremos muitas dificuldades para superá-lo no domingo, mas o Flamengo também tem um treinador muito competente e que vai nos preparar da melhor maneira possível, pois também conhece o Botafogo", complementou, recordando que Cuca foi o técnico do Botafogo nas duas últimas finais de Estadual, quando o Glorioso foi superado na decisão pelo Rubro-Negro.
O lateral-esquerdo Juan, que em várias entrevistas lembrou que viveu o grande momento de sua carreira sob o comando de Ney Franco, é outro a elogiar o treinador do Botafogo. "O Ney Franco foi muito importante na minha carreira, pois não vinha rendendo no Flamengo até ele ser contratado. Quando assumiu o time eu deslanchei e isso se deve muito a maneira dele trabalhar, o jeito mineirinho. Com certeza o Botafogo vem forte para essa decisão. Mas também temos um grande treinador e estaremos preparados", disse Juan.
O goleiro Bruno, outro que trabalhou com Ney Franco, também lembra com carinho do ex-comandante. "O Ney Franco é um grande treinador, sabe tirar o máximo dos jogadores e conhece muito o aspecto tático. Vamos enfrentar um profissional muito qualificado do outro lado, assim como os jogadores do Botafogo preocupam, pois têm muita qualidade. Mas o Flamengo também conta com bons profissionais e vai fazer de tudo para ser campeão", disse Bruno.
Com Ney Franco dirigindo o Botafogo, o Flamengo enfrentou o treinador em três ocasiões e ainda não sentiu o gostinho amargo da derrota. A primeira vez foi no turno do Campeonato Brasileiro e um empate sem gols não refletiu o que aconteceu em campo, com amplo domínio botafoguense. No returno, num duelo equilibrado, o Rubro-Negro venceu por 1 x 0, com um gol de pênalti de Ibson.
Nas duas ocasiões, o Flamengo era dirigido por Caio Júnior. Já na Taça Guanabara, primeiro turno do Campeonato Carioca, deste ano, já sob o comando de Cuca, o Flamengo ficou no empate por 1 x 1 com o Botafogo. O Alvinegro saiu na frente, com um gol de Batista, mas os flamenguistas empataram com Josiel já nos acréscimos do segundo tempo.
"Enfrentar o Botafogo é sempre complicado pela qualidade de seus jogadores e porque o Ney Franco é um treinador muito competente. Com certeza será mais um jogo equilibrado", disse Josiel, que nunca trabalhou com Ney Franco, já que chegou à Gávea no meio do Campeonato Brasileiro do ano passado.