postado em 16/04/2009 20:55
Classificado à chave principal de Roland Garros, o brasileiro Thomaz Bellucci estava inscrito como o cabeça-de-chave número 1 do qualifying do ATP-500 de Barcelona, porém, nesta quinta-feira, a organização catalã confirmou a desistência do francês Jeremy Chardy, número 43 do mundo, da chave principal do torneio. Consequentemente, Bellucci conquistou um vaga entre os principais tenistas da competição.
Garantido sem a necessidade do qualifying, Bellucci conhecerá seu adversário neste final de semana, quando será realizado o sorteio da chave principal. Com os oito primeiros cabeças-de-chave classificados à segunda rodada, o brasileiro poderá encarar desde o suíço Stanislas Wawrinka, que eliminou nesta quinta-feira seu compatriota Roger Federer do Masters-1000 de Monte Carlo, até o argentino Nicolas Almagro, 18º colocado do ranking da ATP (Associação das Tenistas Profissionais).
O torneio em Barcelona contará com grandes nomes do circuito atualmente, como o número 1 do mundo, Rafael Nadal, o russo Nikolay Davydenko, os franceses Jô-Wilfried Tsonga e Richard Gasquet, além do argentino David Nalbandian.
Nesta temporada, Bellucci ainda busca seu primeiro triunfo nas quadras de saibro. Nos dois torneios disputados, o paulista acabou sendo superado na estreia. Em Casablanca, no Marrocos, o brasileiro perdeu para Florent Serra logo na primeira rodada. No quali de Monte Carlo, por outro lado, o equatoriano Nicolas Lapentti foi o seu algoz.