postado em 17/04/2009 13:41
O espanhol Rafael Nadal venceu o croata Ivan Ljubicic por 2 sets a 0, com parciais de 6/3 e 6/3, e se classificou para as semifinais do Masters 1000 de Montecarlo, onde busca o quinto título consecutivo. Foi a segunda partida no dia do número 1 do mundo - horas antes, ele havia derrotado o equatoriano Nicolas Lapentti por 6/3 e 6/0, pelas oitavas-de-final, em partida que havia sido interrompida pela chuva na véspera.
Nadal, no entanto, não mostrou nenhum cansaço e dominou a partida, alcançando sua quarta vitória em cinco jogos contra Ljubicic - que já foi o número 3 do mundo, mas teve problemas com lesões no ano passado e hoje está em 66º lugar no ranking da ATP.
Mostrando toda a sua classe no saibro, Nadal só teve o saque quebrado uma vez, durante o primeiro set, mas conseguiu quatro quebras diante do rival e teve o jogo o tempo todo sob controle, definindo a partida em 1 hora e 13 minutos, mesmo tempo do que o necessário para derrotar Lapentti. Foi a 25ª vitória seguida de Nadal nas quadras de Montecarlo - onde ele perdeu apenas uma vez nas oitavas-de-final em 2003, quando foi derrotado pelo argentino Guillermo Coria.
Nas semifinais, o espanhol enfrenta o vencedor do jogo entre dois top 10: o britânico Andy Murray, número 4 do mundo, e o russo Nikolay Davydenko, número 9. A outra vaga na decisão será disputada entre o sérvio Novak Djokovic e o suíço Stanislas Wawrinka.