postado em 18/04/2009 08:28
Quem nunca ouviu o termo ;Não cutuque onça com vara curta;? Pois foi o que o vice-presidente de futebol do São Paulo, Carlos Augusto Barros e Silva, fez. Provocou o atacante Ronaldo dizendo que o corintiano, na época em que era jogador, ;jamais daria uma entrada como a que deu em André Dias (zagueiro são-paulino, no primeiro duelo da semifinal do Paulistão);. Assim, indiretamente disse que Ronaldo é um ex-jogador em atividade, dando mais uma arma ao Corinthians para o clássico de amanhã, no Morumbi. O tricolor perdeu o jogo de ida, no Pacaembu, por 2 x 1, no domingo passado.
;Encaro (a declaração do dirigente do São Paulo) como um incentivo maravilhoso para nós;, comemorou o técnico Mano Menezes. Ele não chegou a comentar o assunto com o artilheiro. Mas respondeu a Carlos Augusto. ;Aprendi na minha trajetória que fera você deixa quieta. Estou muito feliz com esse incentivo.;
Ronaldo foi poupado diante do Misto, na última quarta-feira, em Campo Grande (MS), pela Copa do Brasil (o Corinthians venceu por 3 x 0 e eliminou o jogo de volta), justamente para entrar com força total contra o tricolor. Até agora, foram cinco gols do Fenômeno em oito jogos com a camisa alvinegra, um média de 0,80 por partida. No ano, a promessa é de balançar as redes pelo menos 30 vezes. Durante o treinamento no Parque Ecológico, o nariz do atacante sangrou e ele teve de deixar o campo. Mas a comissão técnica tratou de tranquilizar a Fiel. Disse que o sangramento foi causado pelo tempo seco e que está tudo bem com o Fenômeno.
;Ele descansou para domingo estar voando, ajudando a gente a ir à final;, comemorou Dentinho, que deve ser o companheiro de ataque de Ronaldo. Mano Menezes faz mistério, mas deve tirar o atacante Jorge Henrique do time titular para poder reforçar a marcação no meio de campo ; assim, o volante Fabinho e os meias Boquita e Morais disputam a vaga.
Mistério
O São Paulo precisa vencer, por qualquer placar, para ficar com a vaga na final do Paulistão. Só não é possível saber se o técnico Muricy Ramalho vai abdicar dos três zagueiros e fortalecer o meio de campo ou até mesmo o ataque. Por enquanto, tudo é mistério no lado são-paulino. A aposta de quem conhece Muricy é que o substituto do zagueiro André Dias, que está suspenso, seja o também zagueiro Renato Silva. Assim, o sistema tático 3-5-2 seria mantido. Mas, ontem, o treino foi fechado para imprensa.
O tricolor sabe que vai precisar encurralar o Corinthians. E sua aposta continua sendo os alas. Muricy perdeu Arouca, machucado, pelo lado direito ; assim, Joílson pode ter oportunidade de mostrar que tem condições de recuperar a titularidade. Na esquerda, Junior Cesar é o melhor caminho, apoiado por Jorge Wagner. ;O São Paulo tem duas ou três maneiras de jogar e não vamos fugir disso. Atacar, nós sempre atacamos;, disse o treinador.
Muricy repetiu sua declaração, que tanta polêmica causou no Corinthians e no Santos, de que Palmeiras e São Paulo devem ser os finalistas. ;Falei aquilo mesmo. Do Palmeiras, falei por palpite. Do São Paulo, por confiança;, avisou o treinador. ;Eu só disse a verdade. Falei que meu time vai ganhar porque eu sei que vai ganhar. Não ofendi ninguém, não falei nada demais. Mas no futebol é tudo um melindre danado hoje.;
No primeiro dia de fisioterapia, depois de passar por uma cirurgia, na segunda-feira, para corrigir a fratura no tornozelo esquerdo, Rogério Ceni falou pela primeira vez sobre a lesão. Disse que o momento é de reflexão. Bem-humorado, o goleiro falou com a imprensa e, no fim da conversa, deu uma dica de quando imagina estar apto a voltar aos campos: ;Obrigado, gente, até agosto.;
Apesar de parecer otimista com a recuperação, o goleiro sabe que terá de ter muita paciência. Por enquanto, diz apenas que chegou à conclusão de que o time pode jogar bem sem ele. ;Na vida, você tem de ser muito prático. Ninguém é insubstituível. É o momento para avaliar o quanto você não faz falta;, contou o jogador de 36 anos.