postado em 19/04/2009 08:52
Rio de Janeiro ; Diante de flashes e câmeras, Flamengo e Botafogo parecem unidos para sempre e celebram há dias uma saudável parceria pela paz no futebol. Nos bastidores, porém, traçam uma disputa acirrada para tentar alguma vantagem fora de campo antes do jogo que pode definir o campeão carioca de 2009. Se vencer o rival neste domingo, às 16h, no Maracanã, o rubro-negro conquista a Taça Rio e adia por duas semanas a decisão do estadual. Mas se o alvinegro ganhar, antecipa o fim do campeonato, pois faturou a Taça Guanabara. A TV Globo anuncia a transmissão da partida.
;Nosso objetivo sempre foi o de ganhar também a Taça Rio e assim evitar os jogos finais do Carioca;, disse o técnico Ney Franco. Ele obteve dois reforços inesperados na sexta-feira. Juninho e Alessandro, que deveriam cumprir suspensão no clássico, vão poder atuar graças a uma liminar concedida pelo Tribunal de Justiça Desportiva (TJD-RJ). A medida foi criticada pelos dirigentes do Flamengo.
Em nota, o clube rubro-negro declarou-se inconformado com a liberação dos dois atletas, classificando a decisão da Justiça como, ;no mínimo, incoerente;. O Flamengo também protestou contra a escolha do árbitro Luiz Antônio Silva Santos. Na Gávea, circula a informação de que a Federação Carioca de Futebol estaria agindo com excesso de boa vontade a favor do time alvinegro.
Ao todo, Flamengo e Botafogo já se enfrentaram 335 vezes, com 121 vitórias do clube rubro-negro, 107 empates e 107 resultados favoráveis ao time de Victor Simões, Reinaldo e Maicosuel, o trio que promete muita dor de cabeça à zaga da equipe comandada por Cuca. ;Estamos preparados e contamos com o apoio de nossa torcida;, declarou o técnico do Flamengo, também beneficiado com medida do TJD, que o liberou para dirigir o time do banco de reservas ; converteu pena de suspensão em distribuição de cestas básicas.
O treinador, que busca seu primeiro título estadual, entrará para a história se conseguir esse feito. Afinal, o clube da Gávea está na briga para superar o Fluminense em número de conquistas do Rio de Janeiro. Hoje, ambos têm 30. Mas, antes, terá de passar pelo alvinegro e depois superá-lo nas duas partidas decisivas do Campeonato Carioca.
Cuca poderá contar com o goleiro Bruno, que cumpriu duas partidas de suspensão ; ambas diante do Fluminense, a última delas pela semifinal da Taça Rio ; por ter atingido o lateral-esquerdo Edu Pina no clássico com o Vasco. O jogador cruzmaltino teve de levar quatro pontos no rosto e sofreu amnésia recente.
Dura missão
No Botafogo, um atleta terá uma dura missão, daquelas que o profissional cumpre por força do ofício, mas que acaba proporcionando enorme prazer. Revelado na Gávea, onde jogou de 1999 a 2001, o experiente Reinaldo terá pela frente Fábio Luciano no jogo que pode marcar o adeus do zagueiro rubro-negro. Mas esse desafio também desperta um sentimento muito próximo da nostalgia. ;Travei bons duelos com o Fábio quando ele estava no Corinthians. Acho que ele ganhou mais do que eu. Não sei por que ele vai encerrar a carreira agora. Ele e o Angelim formam a melhor zaga do futebol brasileiro. Melhor até que a do São Paulo.;
Como ex-integrante do elenco rubro-negro, Reinaldo conhece bem o peso e a responsabilidade de ser ídolo na Gávea. Por isso, não entende a razão da aposentadoria do zagueiro: ;Espero que ele repense a decisão de parar. Mesmo perdendo, o que espero que aconteça... Em minha opinião, ele tem condições de jogar mais uns dois ou três anos;.
Contratado com status de principal reforço do alvinegro neste começo de 2009, Reinaldo sabe da importância de sua liderança. Ele não esconde que fala em campo, toma decisões junto com membros da comissão técnica, mas faz questão de apontar um responsável pela boa fase: ;O Ney Franco surpreende muito positivamente todos nós. Com seu jeito tranquilo e seu temperamento cordial, tem o grupo na mão. Isso é importante num momento como o atual;.
FICHA TÉCNICA:
FLAMENGO X BOTAFOGO
Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 19 de abril de 2009, domingo
Horário: 16 horas (de Brasília)
Árbitro: Luiz Antônio Silva dos Santos (RJ)
Assistentes: Ediney Mascarenhas e Jorge Luís Campos Roxo (ambos do RJ)
FLAMENGO: Bruno; Fábio Luciano, Ronaldo Angelim e Wellinton; Leonardo Moura, Willians, Ibson, Kléberson e Juan; Zé Roberto e Emerson
Técnico: Cuca
BOTAFOGO: Renan; Fahel, Wellington e Juninho; Alessandro, Leandro Guerreiro, Léo Silva, Maicosuel e Thiaguinho; Reinaldo e Víctor Simões
Técnico: Ney Franco