postado em 20/04/2009 13:21
Dois gols perdidos nos últimos minutos do clássico de ontem contra o Brasiliense, no Serejão, sacramentaram a eliminação do Gama do campeonato candango. Aos 43, o atacante Emílio chutou no canto esquerdo do goleiro Guto, que salvou o Jacaré. Aos 44, o atacante Juca bateu na bola com força, mas acertou a trave. No fim, o alviverde, que precisava vencer para chegar à decisão do torneio, ficou no 1 x 1 e foi ultrapassado pelo Brasília, que bateu o Dom Pedro por 3 x 1, na Metropolitana.
Melhor jogador do alviverde na competição, o meia Thiaguinho deixou o gramado cabisbaixo. ;A gente está muito triste, mas não adianta ficar se lamentando. Batalhamos;, afirmou o atleta. Já o volante Ferrugem, umas da revelações do torneio, lamentou as chances desperdiçadas no fim da partida. ;Tivemos oportunidades, mas não fizemos. Agora, não adianta mais;, disse o cabeça de área, a caminho dos vestiários.
Dos três postulantes à vaga na decisão contra o Brasiliense, o Gama é o time que esteve mais perto da final, mas fracassou nos momentos cruciais. Além do 1 x 1 contra o rival, o alviverde empatou por 0 x 0 com o Dom Pedro na penúltima rodada, há oito dias, no Bezerrão ; foram quatro pontos desperdiçados nos dois últimos jogos.
Além da eliminação, o Gama teve de aturar as gozações do rival. O meia Iranildo alfinetou o presidente alviverde, Paulo Goyaz. ;O Brasiliense mostrou que é grande. Não é como o time dele, que nem foi para a final;, debochou. O homem forte Luiz Estevão acenou ironicamente para a torcida do rival. ;Dou meu respeitoso adeus porque a gente só volta a se enfrentar no ano que vem;, tripudiou o cartola ; com o Jacaré na Série B e o Gama na Série C, só haverá novo duelo pelo torneio local de 2010.
Reformulação
Abatido, o técnico Luiz Carlos Barbieri não garantiu permanência no cargo para a disputa da Série C, que começa em 24 de maio. Ele disse que só continua no Gama se o clube, com salários atrasados e elenco enxuto, se organizar para o torneio. ;Vamos conversar. Tenho contrato até o início de maio. Fico se mudarem muitas coisas. O clube planejou mal;, criticou.
O comandante também mostrou insatisfação com o comportamento dos dirigentes, mas não citou nomes. ;Estávamos indo para um jogo decisivo e ninguém apareceu para dar apoio ao grupo;, completa. A reformulação alviverde começa hoje, com uma reunião que vai discutir a permanência de Barbieri e o futuro dos jogadores. O time se reapresenta na quarta-feira.
Apenas 2.754 torcedores se animaram a pagar ingresso para ver o clássico. Com a concorrência dos jogos decisivos dos campeonatos Carioca e Paulista, transmitidos ao vivo pela televisão, o Serejão parecia abrigar uma partida comum. Após um primeiro tempo disputado, o Gama abriu o placar aos cinco minutos da segunda etapa: o meia Eduardo driblou um adversário e chutou com categoria de fora de área, no ângulo esquerdo de Guto.
A partir daí, o Brasiliense do técnico estreante Roberval Davino foi melhor e partiu para o ataque. O time perdeu várias chances antes de empatar em jogada de dois atletas que entraram no segundo tempo: aos 33 minutos, o centroavante Gustavo emendou de cabeça um cruzamento do meia Ji-Paraná. O Gama tentou, em vão, a vitória na base da raça, já que Barbieri tinha trocado Keké, que saiu machucado, pelo volante Índio e Eduardo deixou o gramado alegando cansaço ; foi substituído por Emílio. (RF)