postado em 20/04/2009 13:30
Um cenário que vem se tornando constante na carreira de Thomaz Bellucci se repetiu nesta segunda-feira. Pressionado na lista de entradas, o paulista perdeu nova chance de somar pontos, desta vez no ATP 500 de Barcelona, por não ter conseguido segurar uma vantagem: chegou a sacar em 3/2 no terceiro set contra Juan Ignacio Chela, mas vacilou e viu o argentino avançar com parciais de 6/2, 3/6 e 6/4.
Como brilhou na temporada de saibro do ano passado em torneios challengers, conquistando três títulos, Bellucci tem uma pontuação muito grande a repetir nas próximas semanas. Após cair na estreia em Casablanca e no quali de Montecarlo, onde serviu para vencer Nicolás Lapentti antes de conceder a virada, o brasileiro já caiu para a 73ª posição do ranking e pode deixar o top 100 caso não defenda pelo menos 200 dos 338 tentos que terá pela frente até o fim de maio.
Garantido na chave do Torneio de Barcelona, o tenista de Tietê desperdiçou mais uma boa chance de ganhar terreno, visto que parecia ter Chela sob controle depois de realizar um segundo set muito bom. Assim, derrubou o saque do argentino para fazer 3/2 na terceira etapa, mas daí em diante sofreu duas quebras e só somou mais um game até se despedir da Espanha ao fim de 2h06.
Mais experiente, o sul-americano de 29 anos anotou sua segunda vitória sobre o rival, que já havia sido superado por duplo 6/4 no saibro de Buenos Aires em 2008. O ex-top 20 retornou de lesão neste ano e por isso despencou para a 155ª posição do ranking de entradas.
Tentando avga nas oitavas-de-final, ele encara o espanhol Nicolás Almagro, que salvou dois match points contra Victor Hanescu. Com dores no braço, o romeno desisiu do embate diante do cabeça-de-chave dez quando o placar apontava 3/6, 7/6 (9-7) e 2/2.