postado em 21/04/2009 10:01
A eliminação contra o Santos trouxe um clima de instabilidade no Palmeiras. Porém, o time do técnico Wanderley Luxemburgo conta com um detalhe ao seu favor: ganha a oportunidade de uma reação quase que imediata nesta terça-feira, às 20h15 (de Brasília), contra a LDU, pela Copa Libertadores da América. É a chance de apagar o revés no Campeonato Paulista.
"Está todo mundo chateado com a situação do Palmeiras, mas não temos nem tempo para isso. Infelizmente, não fomos para a final, mas nesta terça-feira tem outra decisão. Nosso foco total e nossas fichas estão na Libertadores ", alerta o meio-campista Diego Souza.
Ainda por cima, o jogo tem grande importância pela situação das duas equipes na Libertadores. Palmeiras e LDU têm quatro pontos no grupo 1 e estão atrás dos líderes Colo Colo, do Chile, e Sport, que estão com sete.
"Teremos um jogo difícil, mas o adversário também precisa vencer porque, com um empate, eles estariam fora. Vai ser bom jogar contra um adversário que também precisa se expor. Se não vencerem, morrem as duas equipes abraçadas. Vamos trabalhar e ter tranquilidade para esse jogo", decreta Diego Souza.
Para o técnico Wanderley Luxemburgo, a ordem é encarar com naturalidade os questionamentos sobre seu trabalho. Mesmo assim, ele pede apoio aos palmeirenses na difícil tarefa de levar o Verdão às oitavas de final da Libertadores.
"Contamos com a presença do torcedor. Mas sei que vão chegar chateados, porque perdemos a classificação. Vão me xingar, assim como vão xingar o Keirrison e outros. Mas vamos ter que botar algodãozinho no ouvido e tocar o barco", afirma.
Já o goleiro Marcos, acostumado aos bons e maus momentos no Palestra Itália, aposta em uma reviravolta do Palmeiras. Um dos líderes do elenco, ele promete um discurso positivo para motivar os companheiros.
"Não adianta chegar aqui e criticar todo mundo, ou dizer que ninguém presta. Pecamos nessa partida, mas ainda não está nada perdido. É claro que os últimos resultados deixam a torcida desconfiada e extremamente chateada, mas uma vitória sobre a LDU pode significar um sinal e devemos acreditar até quando tivermos chances matemáticas", diz Marcos.
Para enfrentar a LDU, o Palmeiras conta com um reforço importante, a volta do meio-campista Cleiton Xavier, que cumpriu suspensão no Campeonato Paulista. Outras novidades menos badaladas são os meio-campistas Sandro Silva e Marquinhos. Seguem fora o zagueiro e volante Edmilson e o atacante Willians.
Semelhanças: Como o Palmeiras, a LDU amarga problemas na escalação. O técnico Jorge Fosatti conta com três ausências de peso: os meio-campistas Urrutia e Manso e o atacante Bieler.
A falta de Manso, destaque da vitória da LDU sobre o Palmeiras em Quito, é a mais sentida. "É um grande jogador, mas temos substitutos a altura", assegura Fosatti.