postado em 22/04/2009 14:17
Após ver o chileno Valdívia trocar a camisa alviverde pelas cifras milionárias no Catar, a torcida palmeirense pode perder seu novo queridinho. O meia Diego Souza foi denunciado ao Tribunal de Justiça Desportiva de São Paulo (TJD-SP) nesta quarta-feira pela confusão de sábado com o zagueiro santista Domingos e, no total, pode ser suspenso de competições nacionais por 1.260 dias - ou, então, três anos e meio.
Diego Souza foi denunciado em três artigos pela procuradoria do TJD e já teve seu julgamento agendado. O camisa 7 do Verdão irá a júri em 27 de abril, na próxima segunda-feira, a partir das 18 horas. Será o reencontro do meia com Domingos, que também será julgado - mas está sujeito a uma pena muito menor: três partidas.
Na súmula da partida, o árbitro Sálvio Spínola Fagundes Filho relatou uma troca de cabeçadas entre os dois jogadores - sendo que o palmeirense ainda teria empurrado Domingos. Assim, Diego foi três vezes denunciado no artigo 255 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), por praticar ato de hostilidade, podendo ser suspenso por até nove partidas do Campeonato Paulista.
Entretanto, as denúncias subsequentes do palmeirense são as mais graves. Embora tenha sido contido por Marcos e Marcão e levado para fora do gramado do Parque Antártica, Diego pulou a placa de publicidade e agrediu, por trás, Domingos com uma rasteira. O camisa 7, assim, foi enquadrado nos artigos 253 (agressão física, com pena máxima de 540 dias) e 274 (invadir local destinado à partida, que arrecada uma suspensão de até 720 dias).
Com os artigos assim somados, Diego Souza pode pegar até 1.260 dias de gancho - ou, então, exatos três anos e seis meses. Se condenado sob a pena máxima, o palmeirense pode ficar afastado do futebol até 8 de outubro de 2012. Ele poderia jogar apenas competições internacionais, caso sejam acusações distintas. Há a possibilidade, porém, de as atitudes do jogador serem enquadradas como crime continuado - assim, apenas um artigo seria julgado.
Autor do gol que selou a vitória palmeirense por 2 a 0 sobre a LDU nesta terça-feira, Diego poderá atuar normalmente na partida da próxima semana, quando o Verdão decide a vaga para as oitavas-de-final da Libertadores contra o Colo-Colo, em Santiago no Chile. Independentemente do resultado do julgamento de segunda-feira, ele poderá atuar normalmente em campeonatos realizados pela Confederação Sul-americana de Futebol (Conmebol).
Entretanto, o Palmeiras tem chance de recorrer por duas vezes das decisões da corte paulista. E atuar no Brasileirão enquanto os recursos estiverem em trânsito. "Se o atleta pegar mais de duas partidas ou 15 dias de suspensão, pode recorrer ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva e, se mantida a pena, pode recorrer ao Pleno STJD. E a pena, assim, é suspensa automaticamente", explicou o jurista Marcílio Krieger.