Superesportes

Novo teto orçamentário pode levar Aston Martin à F-1

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postado em 23/04/2009 12:11
O sonho de Max Mosley de alinhar 26 carros no grid da Fórmula 1 em 2010 pode mesmo virar realidade. Após a montadora inglesa Lola ter anunciado que pode voltar à categoria, o ex-chefe de BAR e Benetton, David Richards, também mostrou interesse nesse sentido. Empresário da área do automobilismo desde 1979, Richards atualmente é diretor da Prodrive, companhia especializada na preparação de veículos de competição e conhecida por sua parceria com a Subaru, que rendeu três títulos do Campeonato Mundial de Rali (WRC), e presidente da Aston Martin, empresa automobilística sediada na Inglaterra. Desde que deixou a Fórmula 1, há cinco anos, o empresário vem articulando seu retorno, que ficou perto de ser concretizado em 2007 e foi especulado em 2009, quando chegou a negociar uma possível compra da Honda. Agora, ele vê mais uma possibilidade de cumprir seu objetivo, visto que um teto orçamentário no valor de 30 milhões de libras anuais (cerca de R$ 96,3 mi) está prestes de ser oficializado na elite do automobilismo mundial. "Os sinais iniciais da FIA (Federação Internacional de Automobilismo) são muitos atrativos e representam uma base para uma revolução real no esporte. Elas prometem restaurar o fundamental ethos da F-1, no qual o sucesso vem com os mais engenhosos engenheiros e a melhor organização, não simplesmente com o maior número de dinheiro. Estamos, portanto, muito otimistas", disse Richards à revista londrina Autosport. Acostumado a triunfar no rali, o britânico só tem uma condição para voltar às pistas da Fórmula 1: quer garantir a existência de um projeto vencedor. "Assumindo que as novas regras sejam comercialmente viáveis e que haja um potencial para sermos totalmente competitivos, então estaríamos prontos para apertar o botão". Com um pensamento adiantado, Richards já pensa em um eventual fornecedor de motores, que pode ser a Cosworth, empresa britânica que deve criar um motor padronizado junto à FIA. "Estamos em negociação com uma das montadoras da categoria e também com a Cosworth", afirmou ele, que ainda não sabe se a Aston Martin integrará seu novo projeto. "É muito cedo para dizer isso neste estágio. Vamos discutir assim que as novas regras sejam publicadas nas próximas semanas".

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