postado em 27/04/2009 17:03
Candidato a sede dos Jogos de 2016, o Rio de Janeiro recebe a visita da Comissão de Avaliação do Comitê Olímpico Internacional (COI) nesta semana. Nos dias que antecederam a chegada do grupo, os cariocas ensaiaram para a programação que deve contar com Henrique Meirelles, presidente do Banco Central, Dilma Roussef, ministra-chefe da Casa Civil, e Luiz Inácio Lula da Silva, presidente da república.
No último domingo, o Ministro do Esporte, Orlando Silva, se reuniu com o governador Sérgio Cabral e com o prefeito Eduardo Paes, entre outras autoridades. Os principais responsáveis pela candidatura carioca repassaram o projeto detalhadamente, item por item do dossiê entregue ao COI. O Rio de Janeiro concorre com Chicago, Tóquio e Madri.
"Na semana que passou, houve um trabalho intenso de preparação e agora vamos viver um período fundamental. Tudo foi ajustado de modo que não haja dúvida com relação ao COI de que nosso projeto é forte, competitivo e vai ganhar", disse Orlando Silva nesta segunda-feira, na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). Atletas como Daniel Dias e Isabel Swam também participarão da programação.
Na noite da próxima quinta-feira, de acordo com o Ministro do Esporte, Lula recebe os membros da Comissão de Avaliação do COI para um jantar Morro da Urca, no Rio de Janeiro. "Será um gesto de gentileza e de boas vindas do presidente", explicou Orlando Silva. Ele ainda adiantou que Dilma Roussef participará de uma das apresentações previstas. Henrique Meirelles, presidente do Banco Central, também está envolvido na agenda. Empresas ligadas aos temas tratados estarão igualmente presentes.
"Preparamos uma agenda forte para sustentar todas as garantias governamentais que foram oferecidas ao COI", resumiu Orlando Silva. Quarta, quinta e sábado, serão realizadas reuniões permanentes no Hotel Copacabana Palace. Neste período, cada item do projeto será repassado, apresentado e discutido com os membros da comissão. Na sexta-feira, feriado do Dia do Trabalho, o grupo visita todas as instalações existentes e os lugares que podem receber outros equipamentos caso o Rio de Janeiro seja escolhido.
José Roberto Périllier, gerente geral técnico esportivo do COB, está otimista. "Queremos apresentar da melhor forma possível o Rio de Janeiro como cidade candidata e estamos muito bem estruturados. A possibilidade de conquista é muito grande", apostou. Os presidentes de todas as confederações também devem estar presentes.
De acordo com a organização, a programação foi previamente aprovada e segue as regras determinas pelo COI para todas as candidatas. A visita da Comissão de Avaliação termina na tarde de sábado, com uma entrevista coletiva. A passagem do grupo mobiliza cerca de 300 profissionais do Comitê Rio 2016 e dos governos federal, estadual e municipal. Do Rio, a comitiva segue para Madrid. O relatório de avaliação sobre as quatro cidades será divulgado até o dia 2 de setembro, um mês antes do anúncio oficial.