postado em 28/04/2009 09:08
As duas principais equipes da temporada regular da NBA não tiveram muito trabalho para chegar à segunda rodada dos playoffs. Depois do Cleveland Cavaliers, que 'varrera' o Detroit Pistons no último domingo, o Los Angeles Lakers confirmou os prognósticos contra o Utah Jazz. Nesta segunda-feira, o time californiano aplicou 107 x 96 para avançar às semifinais da Conferência Oeste em cinco jogos.
Grandes favoritos no confronto, os Lakers só conheceram um tropeço na última quinta-feira, quando perderam vantagem de 13 pontos e caíram na casa do Jazz. Na sequência, mais duas vitórias, uma em Salt Lake City e agora outra em Los Angeles, concederam a classificação aos comandados de Phil Jackson.
Segunda equipe, portanto, já garantida na segunda fase dos playoffs, o LA contou com grandes atuações de Kobe Bryant e Lamar Odom. Com 31 unidades, o astro ficou como o cestinha da partida, enquanto o ala-pivô, deslocado ao plantel titular no lugar de Andrew Bynum, brilhou com 26 pontos e 15 rebotes. Repetindo Odom, Pau Gasol também anotou um double-double: um pouco mais discreto, o espanhol colecionou 17 pontos e 11 rebotes.
Para Kobe, o mais importante da vitória foi o fato de a vaga na etapa seguinte ter vindo rápido - enquanto isso, o próximo rival dos Lakers, que sai do embate entre Houston Rockets e Portland Trail Blazers, ainda não está definido. "Temos uma semana antes da próxima série e faremos uma enérgica conversa com o grupo para conseguir corrigir nossos erros. Precisamos nos esforçar mais defensivamente quando nossos reservas entram em quadra, não entregando cestas fáceis aos rivais".
No decepcionado Jazz, o posto de melhor homem coube ao reserva Paul Milsab, autor de 16 pontos. Discreto com 14 pontos e seis assistências, o ala-armador Deron Williams lamentou os problemas físicos de alguns atletas da equipe. "As lesões nos afetaram, e jamais fomos capazes de encontrar o ritmo", afirmou.
Hawks igualam tudo contra Heat: Após perder a vantagem de decidir a classificação nos playoffs dentro de casa, o Atlanta Hawks retomou essa condição com uma vitória em Miami diante do Heat: 81 x 71.
Em uma das séries mais equilibradas desta pós-temporada da NBA, os Hawks agora têm a chance de abrir 3 x 2 no quinto encontro, a ser realizado em Atlanta na próxima quarta-feira.
Menos incisivo que de costume, Dwyane Wade converteu somente nove dos 22 chutes que tentou, limitando-se a 22 pontos. Nos outros fundamentos, o ala-armador manteve a regularidade com sete assistências e seis rebotes.
Pelos lados dos visitantes, o segredo da vitória foi a consistência. Sem destaques individuais, a equipe viu seis de seus jogadores ultrapassarem a casa dos dez pontos - o cestinha, com 15, foi Mike Bibby. Responsável por 18 rebotes, o reserva Zaza Pachulia brilhou na defesa, tendo marcado ainda 12 pontos.
Confira os resultados dos playoffs da NBA nesta segunda-feira:
Los Angeles Lakers 107 x 96 Utah Jazz (4 x 1 na série)
Miami Heat 71 x 81 Atlanta Hawks (2 x 2)
New Orleans Hornets 62 x 121 Denver Nuggets (1 x 3)