postado em 28/04/2009 16:31
A derrota para o CSA-AL e a consequente eliminação na segunda fase da Copa do Brasil, dentro de casa, ainda repercutem no Santos. Tanto que o técnico Vágner Mancini reconheceu nesta terça-feira que talvez tivesse sido melhor ter adotado uma outra postura para este confronto, principalmente no que se refere à escalação santista. Naquela oportunidade, o Peixe entrou com a equipe quase toda completa. Apenas o zagueiro Fabão, o volante Roberto Brum e o atacante Kléber Pereira foram poupados.
Segundo o treinador, se pudesse voltar no tempo, a sua atitude provavelmente teria sido outra. "Eu me arrependo de não ter tirado os 11 atletas. Só não fiz isso porque não queria tirar o time inteiro e, de repente, se acontecesse de a gente não passar de fase, a derrota fosse atribuída a isso. E no bate papo informal que tive com os jogadores, vi que todos eles gostariam de entrar em campo", disse Mancini.
O comandante alvinegro contou que este tipo de situação foi pensada antes do duelo com os alagoanos. Vágner Mancini lembrou da época em que dirigia o Paulista de Jundiaí, em 2005 e, em meio à disputa da Copa do Brasil, o Galo da Japi não conseguia manter o mesmo nível de exibição no Campeonato Brasileiro da Série B.
"Passei por isso no Paulista (duas competições paralelas) e posso garantir que é muito difícil você manter o foco voltado para dois objetivos. Aprendi que isso realmente existe. Quando se está em uma fase final de qualquer torneio, o foco mental está muito forte naquilo e é muito difícil você manter o mesmo nível de atuação em dois campeonatos. Essa é a minha opinião, mas outros podem ter opinião diferente", revelou.
Apesar de admitir o seu erro, Mancini acredita que esta decisão não teve influência direta na primeira partida da final do Paulistão, contra o Corinthians. "Temos 25 atletas que poderiam perfeitamente jogar, com todo respeito ao CSA-AL. Nesse sentido eu errei. Penso que deveria ter tirado todos os titulares e preservado o elenco para o clássico. Teríamos a semana inteira de treinamentos. Talvez não alterasse o placar do jogo de domingo (decisão), porém, na minha opinião, acabou atrapalhando a nossa sequência na Copa do Brasil", concluiu.