postado em 28/04/2009 23:04
O oposto Bob, do Santander/São Bernardo, terceiro maior pontuador da última Superliga Masculina de vôlei, com 406 acertos, recebeu nesta terça-feira (28/04) uma suspensão preventiva de 30 dias do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). O atleta foi flagrado em um exame antidoping, que deu positivo para o uso da substância delta-9-tetraidrocanabinol, presente na maconha.
De acordo com a Confederação Brasileira de Vôlei (CBV), o exame foi realizado no dia 20 de março, quando o São Bernardo recebeu o Unisul/Joinville, no primeiro jogo da série melhor-de-três das quartas-de-final da competição. O time do ABC paulista ganhou aquele confronto e depois passou pelo adversário, sendo eliminado pelo campeão Cimed/Brasil Telecom, de Florianópolis, na semifinal.
Como o clube e o atleta optaram por não pedir a contraprova, Bob terá agora que aguardar o julgamento no STJD, que ainda não tem data prevista. Ele deve ser enquadrado no artigo 244 (ser flagrado dopado dentro ou fora da partida) do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), com punição prevista de 120 a 360 dias.
Convocação
O técnico Bernardinho convocou nesta terça mais um jogador para a seleção brasileira masculina, que disputará confrontos decisivos pela Liga Mundial nos próximos meses. O escolhido do treinador foi o ponteiro Léo Mineiro, que teve a melhor recepção nas últimas duas edições da Superliga. O atleta de 27 anos, atualmente no Sada/Cruzeiro Vôlei, foi campeão da competição há dois anos, pelo Cimed/Brasil Telecom, de Florianópolis.
Mesmo com o Cruzeiro avançando até as semifinais da Superliga neste ano, Léo Mineiro se disse surpreso com a primeira convocação à seleção. "Não esperava ser chamado. Achava que teria mais chances de ser lembrado para a equipe de novos. A seleção vai precisar de jogadores com vontade de vencer. Não será um ano fácil porque todos vão querer ganhar do Brasil, mas os atletas que estão chegando vão se esforçar ao máximo para manter o time vencedor", observou o jogador.
Léo Mineiro se apresentará na próxima segunda à seleção, em Saquarema, litoral do Rio de Janeiro. O ponteiro se juntará a mais 16 convocados de Bernardinho. A partir do dia 13 de junho, o Brasil inicia uma série de jogos pela Liga Mundial contra Polônia, Finlândia a Venezuela. A estreia será diante dos poloneses, no ginásio do Ibirapuera, em São Paulo.