postado em 29/04/2009 09:12
Atual campeão e único invicto do torneio, o Manchester United espera abrir vantagem nesta quarta-feira, quando faz o jogo de ida da semifinal da Copa dos Campeões contra o Arsenal diante de sua torcida, no Old Trafford, onde ostenta uma série de 20 jogos sem derrotas na competição europeia.
No último sábado, a torcida dos Diabos Vermelhos mostrou sua força ao empurrar o time para a vitória de virada por 5 x 2 sobre o Tottenham, pelo Campeonato Inglês. O lateral-esquerdo Patrice Evra espera que a história se repita ante os Gunners.
"Os torcedores são muito importantes. Eu espero que eles nos apoiem o tempo inteiro. Nós precisamos intimidar o Arsenal e colocá-los sob pressão. É muito difícil para os adversários jogar no Old Trafford quando a multidão está conosco", comentou o francês.
Além do fator campo, o Manchester tem a seu favor uma escrita: nunca levou a pior em jogos eliminatórios contra rivais ingleses nos torneios continentais (no ano passado, aliás, levantou a taça da Champions depois de bater o Chelsea nos pênaltis na decisão). O Arsenal, em contrapartida, jamais bateu um adversário local e precisa quebrar o tabu se quiser chegar à decisão do nobre interclubes europeu pela segunda vez na história.
Apesar da tradição e do fator campo jogarem o favoritismo para seu lado, o técnico Alex Ferguson adota um discurso de respeito ao adversário londrino. Experiente, sabe que um triunfo pelo placar mínimo no Old Traffford já deixará sua equipe bem perto da final. "Ninguém vai querer sofrer gols em casa. Precisamos vencer sem sofrer gols. Ficaria encantado se vencesse por 1 x 0. Ficaria muito satisfeito por levar esse resultado para o segundo jogo, no Emirates Stadium", avisou.
Para tentar igualar a sua briga particular com o técnico Arsene Wenger (em 37 jogos, foram 14 vitórias do francês, 13 do escocês e dez empates), Ferguson deve manter Rafael Silva na lateral direita, já que O'shea e Gary Neville estão lesionados. O meia Anderson é outro brasileiro que deve sair entre os titulares.
Do lado do Arsenal, que venceu o último encontro contra o arquirrival (2 x 1, em novembro, no Emirates Stadium, pelo Campeonato Inglês), O volante Denílson deve ser o único representante nascido no país pentacampeão do mundo. Já o lateral Clichy e o atacante Van Persie estão machucados e só devem ser opção no jogo de volta, dia 6 de maio.
A aposta de gols da equipe, assim, fica com Emmanuel Adebayor, que não teme as provocações da torcida do Manchester no Old Trafford, onde já deixou sua marca. "Eu sei que eles não gostam de mim lá, porque eu costumo fazer gols. Mas nessas horas você pensa: 'Ok, eu vou mostrar agora como sou bom'. Em três jogos lá, eu marquei dois gols" lembrou o togolês.
FICHA TÉCNICA
MANCHESTER UNITED X ARSENAL
Local: Estádio Old Trafford, em Manchester (Inglaterra)
Data: 29 de abril de 2009, quarta-feira
Horário: 15h45 (de Brasília)
Árbitro: Claus Bo Larsen (Dinamarca)
Assistentes: Henrik Sonderby e Anders Norrestrand (ambos da Dinamarca)
MANCHESTER: Van der Sar, Rafael, Ferdinand, Vidic e Evra; Carrick, Anderson, Giggs e Cristiano Ronaldo; Rooney e Berbatov
Técnico: Alex Ferguson
ARSENAL: Almunia, Eboué, Song, Silvestre e Gibbs; Fabregas, Denílson, Nasri e Walcott, Adebayor e Bendtner
Técnico: Arsene Wenger