postado em 29/04/2009 12:55
O suíço Roger Federer estreou com vitória no Masters 1000 de Roma, nesta quarta-feira (29/4). Segundo cabeça-de-chave do torneio, ele bateu o croata Ivo Karlovic por 2 sets a 0, com duplo 6/4, em 1h08min de disputa. Foi a oitava vitória de Federer contra o rival, em nove confrontos - e a mais fácil de todas elas.
Karlovic, um gigante de 2,08 metros, é conhecido pela potência de seu saque, que raramente é quebrado pelos rivais. Por isso, é comum que os jogos do croata tenham sets decididos no tie break. Nesta quarta-feira, apesar dos 15 aces, ele cedeu quatro break points a Federer. O suíço aproveitou dois - um em cada set - e garantiu lugar nas oitavas-de-final.
Federer ainda não conquistou títulos neste ano, e começa a ter o segundo lugar no ranking ameaçado por Novak Djokovic e Andy Murray. Na próxima rodada, ele terá pela frente o vencedor do confronto entre o espanhol Feliciano Lopez e o checo Radek Stepanek.
Apesar da vitória de Federer, o dia em Roma tem sido de zebras. Depois das quedas de Andy Murray e Jo-Wilfried Tsonga, o público no Foro Itálico presenciou derrotas de mais dois cabeças-de-chave que eram apontados como favoritos em suas partidas.
O russo Nikolay Davydenko, 11º no ranking, perdeu para o austríaco Jurgen Melzer, 31º, por 2 x 0, com parciais de 7/5 e 7/6 (7/5); já o espanhol David Ferrer caiu diante do francês Paul-Henri Mathieu por 2 x 1, com 6/3, 2/6 e 6/2.