postado em 29/04/2009 23:58
O Sport Recife ganhou na noite desta quarta-feira da LDU e garantiu a primeira colocação do Grupo 1 da Copa Libertadores da América. O time brasileiro contou com dois gols e uma assistência de Andrade para fazer 3 x 2 sobre os equatorianos, de virada.Com essa pontuação, o Sport se tornou o quarto melhor colocado da competição internacional neste momento, atrás apenas de Grêmio, Cruzeiro e São Paulo. O Rubro-negro ainda pode ser ultrapassado por Boca Juniors e Nacional do Uruguai, que têm um jogo a menos.
O Sport sofreu um gol da LDU logo aos 2 minutos, marcado por Espínola. Mas a equipe brasileira pressionou o tempo todo e conseguiu empatar com Andrade. Magrão pegou um pênalti cobrado por Vaca e logo depois os atuais campeões perderam Salas, expulso. Mesmo assim, os equatorianos fizeram o segundo, com Vera.
Mas foi então que brilhou a estrela do camisa 14 rubro-negro: em cobrança de falta, Andrade colocou na cabeça de Igor, que empatou. E aos 33 minutos, o volante acertou um belo chute, de longe, e decretou a virada dos pernambucanos.
O jogo
No primeiro lance de ataque do jogo, Vandinho arrisca um chute de fora da área e a bola vai para longe. Na sequência, a LDU foi para frente e conseguiu um escanteio. Na cobrança, Espínola subiu de cabeça e tocou para abrir o placar com apenas 2 minutos de jogo.
A desvantagem no placar não abalou os jogadores pernambucanos, que foram para cima e começaram a pressionar os anfitriões, especialmente com o meia Fernando Fumagalli, escalado no lugar de Paulo Baier.
Até que aos 22 minutos, Vandinho dominou uma bola pelo alto e rolou para trás. Fora da área, o volante Andrade chegou batendo com violência de perna esquerda e a bola ainda bateu nas duas traves antes de ultrapassar a linha mortal.
O Rubro-negro seguiu pressionando, enquanto a LDU se fechava na defesa e buscava contra atacar. E em uma dessas jogadas em velocidades, aos 30, Vera foi derrubado na área por Igor e o árbitro marcou pênalti. Na cobrança, Vera cobrou no canto direito e Magrão defendeu.
Pouco depois, aos 33, Salas sofreu falta de Dutra. O jogador da equipe da equatoriana se irritou com o lateral-esquerdo, e deu um soco no jogador do Sport. O juiz viu e expulsou o atacante da LDU.
E se a equipe brasileira já estava buscando a virada, com um jogador a mais passou a tentar o segundo gol de todas as maneiras, especialmente pelos lados do campo. Só que em um contra ataque equatoriano aos 41 minutos, Vera recebeu livre na área e bateu no ângulo de Magrão para recolocar a LDU na frente.
As duas equipes voltaram do intervalo e o Sport contava com Luciano Henrique no lugar de Moacir. Mas a tônica do jogo continuava a mesma: o Rubro-negro atacando e os equatorianos se defendendo. As melhores chances dos visitantes eram criadas principalmente pela dupla de ataque, formada por Wilson e Vandinho.
E aos 14 minutos, Andrade levantou a bola na área em cobrança de falta e o zagueiro Igor se aproveitou para cabecear firme no canto do goleiro Viteri, que não conseguiu evitar o empate.
Após sofrer a igualdade, o técnico Jorge Fosssati promoveu duas mudanças em seu time para melhorar seu poder ofensivo. O treinador colocou em campo Ambrosi e Campos no lugar de Chila e Obregón, respectivamente, e a equipe do Equador melhorou no jogo.
Então foi a vez do Sport se fechar na defesa e buscar jogadas de ataque em velocidade. E para adaptar seu time a pressão da LDU, Nelsinho Baptista sacou Daniel Paulista para colocar Sandro Goiano.
Só que aos 33 minutos o Rubro-negro contou com o talento de Andrade para virar o placar com muito estilo. O camisa 14 dominou no peito e chutou para o gol de muito longe. A bola fez pegou efeito e enganou o goleiro Viteri.
Depois do gol o Sport voltou a se impor no jogo e atacar a LDU. E aos 45 minutos da etapa final, Calderón deu um chute em Igor e também foi expulso.