postado em 06/05/2009 09:30
Na tarde desta quarta-feira (6/5), às 15h45 (Brasília), Barcelona e Chelsea disputarão a segunda vaga na final da Copa dos Campeões, enfrentando-se pela terceira vez nas últimas cinco edições do torneio. Embalado, os catalães vão ao Stamford Bridge visando uma vitória em cima dos ingleses, que vêem no campeonato continental a salvação da temporada.
A recente rivalidade entre ingleses e espanhóis começou em 2005, quando os Blues, com Mourinho no comando, venceram em casa por 4 x 2 e reverteram a derrota por 2 x 1 sofrida no Camp Nou. No ano seguinte, o Barça, que depois viria a se sagrar campeão, empatou em casa por 1 x 1 e venceu na Inglaterra por 2 x 1 com gol de Ronaldinho Gaúcho.
Na semana passada, no jogo de ida da semifinal, na Espanha, no terceiro encontro das equipes, os catalães atacaram durante quase todo o confronto, mas não conseguiram furar a sólida defesa armada por Guus Hiddink. O empate sem gols animou o Cheslea, que foi a primeira equipe a não ser vazada pelo Barça no Camp Nou nesta Copa dos Campeões.
Entretanto, após o empate, os londrinos afirmaram que este esquema defensivo foi apenas para jogar fora de casa, pois o Chelsea ainda iria mostrar como se ataca. A declaração veio do meio-campista Michael Essien, confirmado para o duelo.
"Ainda não mostramos nosso poder ofensivo. Somos confiantes quando temos o apoio da torcida e sabemos que temos que criar mais se quisermos chegar à final. Por isso, vamos atacar eles", afirmou à Sky Sports.
Esta é a chance do Chelsea de vencer um grande torneio na temporada, pois a equipe não possui muitas chances de conquistar o Campeonato Inglês. Em terceiro lugar, os Blues estão seis pontos atrás do líder Manchester United, com um jogo a mais, faltando três partidas para o fim do torneio.
Para ficar em vantagem no retrospecto dos recentes confrontos, Guus Hiddink terá o retorno de Ashley Cole na lateral esquerda, que retorna ao time após cumprir suspensão. Malouda, Anelka e Drogba, que se machucaram na vitória por 3 x 1 em cima do Fulham no final de semana pelo Campeonato Inglês, se recuperaram e deverão estar em campo.
Em situação diferente, o Barcelona vem embalado para conseguir a vaga na final fora de casa. Líder do Campeonato Espanhol, os catalães estão sete pontos à frente do Real Madrid faltando quatro jogos para o término do torneio. Além disso, os comandados de Pep Guardiola golearam o arquirrival merengue no último final de semana por 6 x 2.
Por isso, mesmo com o resultado considerado ruim no primeiro jogo, o Barça se mostra confiante apesar dos desfalques. O zagueiro e capitão Carles Puyol, suspenso, não poderá entrar em campo, assim como o companheiro de zaga Rafa Marquez, que se machucou no Camp Nou e não atua mais nesta temporada.
Com isto, Pique e Cáceres devem fazer o miolo de zaga titular dos catalães. Além disso, o atacante Thiery Henry é dúvida para o confronto, pois se lesionou na goleada em cima do Real. Caso o francês não possa entrar em campo, Keita deve entrar no meio e Iniesta será avançado para fazer o trio ofensivo com Messi e Eto´o.
FICHA TÉCNICA
CHELSEA X BARCELONA
Local: Estádio Stamford Bridge, em Londres-ING
Data: 6 de maio de 2009 (quarta-feira)
Horário: 15h45 (Brasília)
Árbitro: Tom Henning Ovrebo (NOR)
Assistentes: Geir Age Holen (NOR) e Dag-Roger Nebben (NOR)
CHELSEA: Cech; Bosingwa, Terry, Alex e Ashley Cole; Essien, Ballack, Lampard e Malouda; Anelka e Drogba
Técnico: Guus Hidink
BARCELONA: Valdes; Alves, Caceres, Pique e Abidal; Toure, Xavi, Iniesta; Henry (Keita), Messi e Eto'o
Técnico: Pep Guardiola