postado em 06/05/2009 11:29
Marco van Basten fez o Ajax gastar 35 milhões de euros (quase R$ 100 milhões) para o início desta temporada, mas não conseguiu converter o investimento em resultados. Decepcionado, o ex- atacante da seleção holandesa se reuniu nesta quarta-feira com o diretor Rik van den Boog e pediu demissão do cargo de treinador da equipe de Amsterdã.
O Ajax anunciou a saída de Van Basten por meio de comunicado oficial emitido nesta quarta e explicou, de forma simples, o motivo da saída do comandante. "Ele concluiu que não atingiu as metas previstas e não tinha a certeza de que conseguiria melhorar na próxima temporada", explicou o time.
Van Basten deixa o clube da capital uma rodada antes do fim do Campeonato Holandês após uma temporada muito ruim. Um dos favoritos ao título, o Ajax é apenas o terceiro colocado com 65 pontos, atrás do campeão AZ Alkmaar (77 pontos) e do vice Twente (69).
O ex-ídolo, que nos anos 1980 marcou 151 gols pelo Ajax em 172 jogos, retornou a Amsterdã para o cargo de treinador no início da temporada, depois de deixar a seleção holandesa. Agora, Van Basten será substituído no comando do clube pelo assistente e interino John van't Schip.