postado em 06/05/2009 21:33
O Vasco garantiu a classificação para as quartas de final da Copa do Brasil ao golear o Icasa, do Ceará, por 4 x 1 em partida disputada na noite desta quarta-feira, no Estádio Romeirão, em Juazeiro do Norte. No jogo de ida, em São Januário, os dois times empataram por 1 x 1, o que animou a torcida cearense a lotar o estádio na esperança de ver o pequeno Icasa fazer história e despachar o clube carioca do torneio.
Só que o Vasco fez valer sua maior experiência e, mesmo sem fazer uma grande partida, acabou produzindo o suficiente para construir o placar que precisava para passar à próxima fase da competição nacional. Na próxima rodada, o time carioca vai enfrentar o vencedor de Vitória e Atlético-MG.
O próximo compromisso do Vasco será neste sábado, contra o Brasiliense, em São Januário, pela primeira rodada do Campeonato Brasileiro da série B.
O jogo
O primeiro tempo começou de forma equilibrada. O Icasa que tinha a vantagem do empate sem gols, procurava cadenciar a partida enquanto o Vasco tentava acelerar o ritmo, mas encontrava dificuldades por causa do estado irregular do gramado do Romeirão.
A primeira jogada de perigo aconteceu aos 7 minutos, em falta cobrada por Panda que levou perigo para o gol de Tiago. No minuto seguinte, foi a vez de Joãozinho bater forte e assustar o goleiro do Vasco.
O time carioca só deu sinal de vida aos 11 minutos, em cabeçada de Léo Lima por cima do travessão de Ari. Aos 17 minutos, Léo Lima deu ótimo passe para o lateral Paulo Sérgio na área e ele foi derrubado por Joãozinho. Léo Lima cobrou a penalidade com categoria e abriu o marcador para a equipe de São Januário.
Aos 20 minutos, o Icasa perdeu uma grande chance para empatar. Moré chutou forte da entrada da área, Tiago defendeu parcialmente e Marcos Vinicius entrou na corrida, mas chutou na rede pelo lado de fora. O time cearense seguiu na pressão em busca do empate, porém abria espaços para os atacantes do Vasco explorassem a velocidade.
Aos 36 minutos, Rodrigo Pimpão aproveitou a falha da zaga e chutou da entrada da área mas o goleiro Ari fez uma defesa difícil. Aos 42 minutos, Paulo Sérgio arrancou pela direita em velocidade e cruzou rasteiro para a entrada fulminante de Elton, que tocou para marcar o segundo gol, sem dar qualquer chance ao goleiro Ari.
O Icasa voltou modificado para o segundo tempo, mas foi o Vasco que retornou mais agressivo. E logo aos 3 minutos, o time carioca marcou o terceiro gol acabando com o que restava de entusiasmo no time da casa. Paulo Sérgio cobrou escanteio, Vilson cabeceou e a bola bateu na mão do zagueiro Alan e enganou o goleiro Ari. No minuto seguinte, Ramon cruzou da esquerda, Rodrigo Pimpão completou e o goleiro Ari evitou o quarto gol.
Com a partida praticamente decidida, o técnico Dorival Junior decidiu colocar Carlos Alberto em campo para que o meia ganhasse ritmo de jogo, mas logo depois da mudança, Mateus cometeu falta na meia lua e foi expulso de campo, forçando Dorival a fazer novas mudanças para que o time não perdesse o ritmo.
Apesar dos gritos do treinador, o Vasco passou a jogar de forma desinteressada e aos 29 minutos, o goleiro Tiago derrubou o atacante Marciano. Leozinho cobrou o pênalti duas vezes para marcar, já que na primeira cobrança, o juiz invalidou o lance por causa da invasão da área por parte dos jogadores do Icasa.
O time cearense nem teve tempo de se empolgar porque aos 34 minutos, Tiago e Bruno Gallo se chocaram na área e o árbitro marcou pênalti. Léo Lima voltou a bater com muita categoria e assinalou o quarto gol da equipe cruzmaltina. Depois de sofrer o quarto gol, o Icasa desistiu de lutar e o Vasco passou a administrar o resultado até o apito final.