postado em 06/05/2009 12:24
Sem marcar gols há quatro jogos e sem ganhar desde maio, o Vasco tenta a reação na Série B do Campeonato Brasileiro neste sábado (27/6), às 16h10, quando enfrenta o Figueirense no Estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis (SC), pela oitava rodada da competição.O Cruzmaltino, que vem de um empate sem gols com o Duque de Caxias, soma 12 pontos e pretende voltar à zona de classificação. Já o Figueira, que tem dois pontos a menos, quer embalar após conseguir derrotar Paraná por 1 a 0.
Dorival Júnior, técnico do Vasco, entende que sua equipe precisa muito de um triunfo para acalmar a situação, já que as críticas começam a aparecer. O treinador, porém, quer ver seus comandados com muita tranquilidade.
"Sabemos que estamos necessitando de um resultado positivo, pois a nossa equipe não vem conseguindo pontuar o desejado. Mas não é na base da afobação que conseguiremos os nossos objetivos. Apenas com muita tranquilidade e sabendo valorizar a posse de bola é que chegaremos ao gol. O Figueirense está embalado e por isso todo cuidado será pouco. Precisaremos de inteligência para vencer", disse Dorival.
O treinador pregou uma postura ofensiva para que o Vasco consiga deixar a capital catarinense com os três pontos. "O Figueirense vai tentar nos acuar em nosso campo e por isso não podemos aceitar que o time deles consiga impor seu estilo de jogo. Temos a nossa maneira de atuar e precisamos colocá-la em prática. O Vasco joga de forma vertical, em busca do gol, e assim que jogaremos em Santa Catarina", afirmou o técnico.
A equipe cruzmaltina está definida para este confronto. O zagueiro Titi fica com a vaga do lesionado Gian. Alex Teixeira jogará no lugar do meia Jéferson, vetado com uma lesão na coxa esquerda. No ataque, o grande problema do treinador, Carlos Alberto, que retorna de suspensão, jogará ao lado de Robinho, que foi contratado no início da Série B depois de ter se destacado pelo Volta Redonda no Campeonato Carioca.
Isso porque os titulares estão fora. Rodrigo Pimpão segue se recuperando de uma lesão na coxa direita, enquanto Elton está suspenso pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD).
Robinho reconhece a ansiedade pelo confronto. "O Vasco é um dos melhores times do Brasil, e com certeza vai dar aquele friozinho na barriga, mas quando o juiz apitar o inicio do jogo, eu estarei pronto. Vamos trabalhar forte e se a bola sobrar para mim vou chutar a gol. Meu forte é a velocidade, sou um jogador de partir para cima", disse o atacante.
Pelo lado do Figueirense, o técnico Roberto Fernandes vê a partida contra o Vasco realmente como uma grande oportunidade de sua equipe embalar na Série B.
"Nós conseguimos um importante resultado na semana passada e se ganharmos do Vasco a tendência é o crescimento da equipe ser o esperado. É uma chance de embalarmos. Jogaremos em casa e por isso temos que aproveitar essa oportunidade, apesar de reconhecermos a grandeza do Vasco e a qualidade de seu elenco", disse o treinador.
Para este compromisso o Figueirense terá o retorno do zagueiro Toninho, recuperado de lesão na coxa direita. Com isso Roberto Fernandes poderá voltar a escalar sua equipe no 3-5-2. Pior para Fernandes ou Pedrinho, ex-Vasco, já que um dos meias será barrado.
FICHA TÉCNICA
FIGUEIRENSE x VASCO
Local: Estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis (SC)
Data: Sábado, 27 de junho de 2009
Horário: 16h10 (de Brasília)
Árbitro: Leandro Vuaden (Fifa-RS)
Assistentes: Marcelo Barison (RS) e Paulo Ricardo Conceição (RS)
FIGUEIRENSE: Wilson; Toninho, João Felipe e Régis; Lucas, Roger, Alê, Pedrinho (Fernandes) e Egídio; Schwenck e Rafael Coelho
Técnico: Roberto Fernandes
VASCO: Fernando Prass; Paulo Sérgio, Vilson, Titi e Ramon; Amaral, Nilton, Léo Lima e Alex Teixeira; Carlos Alberto e Robinho
Técnico: Dorival Júnior