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Pensando na F-1, Bruno Senna corre em Spa neste domingo

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postado em 07/05/2009 14:24
Candidato a uma vaga na Fórmula 1 em um futuro próximo, Bruno Senna disputa os 1.000 km de Spa-Francorchamps, segunda etapa da Le Mans Series que será disputada neste domingo, na Bélgica. A ideia do piloto durante o ano é participar de séries rápidas nos circuitos utilizados pela principal categoria do automobilismo. Testado na semana passada na França, o novo kit aerodinâmico desenvolvido para o Courage-Oreca LC70-AIM deve aumentar as chances de Bruno Senna na corrida que será realizada neste final de semana. No entanto, ao comentar o assunto o brasileiro é cauteloso. "Não é exatamente uma garantia de que poderemos andar na frente, mas sem dúvida é um passo adiante", ressalta o jovem piloto, que volta a correr com o monegasco Stephane Ortelli. A dupla estreou no mês passado com o 3º lugar nos 1.000 km da Catalunha. Bruno viajou à Bélgica nesta quinta com a esperança de poder contar ainda com a versão mais atual do motor AIM, que em Barcelona esteve apenas no outro carro da Oreca, conduzido pelos franceses Olivier Panis e Nicolas Lapierre. "Ganharíamos algo em torno de 20 cavalos de potência. Faz alguma diferença, sem dúvida", disse. Na Fórmula GP2 do ano passado, após conquistar a pole debaixo de chuva no traçado belga, um de seus preferidos, Bruno liderou a parte inicial da corrida, mas viu a vitória escapar em função de uma polêmica punição aplicada pela direção de prova por suposta conduta perigosa na saída do pit stop obrigatório. Apesar do esforço do time comandado por Hugues de Chaunac, Bruno reconhece que será difícil - a exemplo da abertura do calendário - encarar os protótipos favoritos da classe LMP1, como os Peugeot 908 turbodiesel, os Lola Aston Martin e os Pescarolo Judd. "Mesmo com a evolução do carro, não acredito que tenhamos ritmo para acompanhá-los. Mas corridas longas são sempre uma incógnita e não permitem previsões seguras", lembra o sobrinho de Ayrton Senna. Os preparativos de Bruno para a prova foram encerrados em Paul Ricard. "Precisávamos ter trabalhado mais no acerto mecânico. Mas Paul Ricard é uma pista peculiar. Tudo que funciona lá não serve para circuito algum. De qualquer forma, a aerodinâmica renovada é um avanço", admite, enxergando nas características do traçado belga um complicador adicional. "Spa tem poucas retas, o que torna as ultrapassagens ainda mais difíceis. Até mesmo os carros da GT1, que não brigam diretamente com os protótipos como os nossos, serão um problema, porque também são muito velozes", disse. As atividades começam na sexta-feira para a primeira sessão de treinos livres, com duração de 90 minutos. Há previsão de chuva forte para a região do autódromo. "Ainda não dirigi este carro no molhado. Deve ser bastante interessante", diz Bruno, que nunca escondeu a afinidade com essa condição. As tomadas classificatórias estão marcadas para sábado, das 8h55 às 9h15 (de Brasília). Domingo, a largada para as 143 voltas será autorizada às 7h50 e a expectativa é que a prova dure cerca de seis horas.

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