postado em 07/05/2009 14:34
O técnico Ney Franco confirmou que apenas nesta sexta-feira (8/5), após as atividades em período integral, vai divulgar a escalação do Botafogo para a estreia no Campeonato Brasileiro, às 18h30 (de Brasília) de sábado. O Botafogo vai ao Estado de São Paulo enfrentar o novato Santo André, no Estádio Bruno José Daniel.
A expectativa quanto ao esquema tático de Ney fica por conta da manutenção dos três zagueiros. Nesta semana, logo após o terceiro vice-campeonato carioca consecutivo do Glorioso, o treinador falou que não mudaria a maneira de sua equipe atuar. "Adianto só que a tendência é mesmo o esquema com três zagueiros ser mantido", limitou-se a dizer o treinador.
A manutenção do 3-5-2 se deve mais ao fato de que o meia Maicosuel, com estiramento muscular na coxa direita, e o atacante Reinaldo, com entorse no tornozelo direito, já estão vetados pelo departamento médico. A dupla destacada do time não jogará nem a segunda rodada, contra o Corinthians, no Engenhão. Os dois jogadores devem voltar apenas para o jogo contra o Grêmio, em Porto Alegre.
Enquanto isso, fica a expectativa em torno dos substitutos para esses dois jogos. No ataque as maiores chances são para Jean Coral, que foi contratado junto ao Vitória de Guimarães, de Portugal, e vai praticamente estrear - ele jogou poucos minutos na vitória de 2 a 1 sobre o Americano, pela Copa do Brasil. Diego também treinou no setor e Jean Carioca é outra opção.
No meio-de-campo Túlio Souza deve ficar com a vaga de Maicosuel, mas Eduardo, Renato e até mesmo o jovem Rodrigo Dantas, revelado nas categorias de base, surgem como opção.
Outra dúvida está na zaga. Teco, que se recupera de uma lesão no tornozelo direito, está à disposição e pode ser a novidade para estrear. O atleta chegou ao clube para ser titular, mas ainda não jogou. Caso vá a campo deverá ocupar o posto de Emerson, uma vez que Juninho e Leandro Guerreiro são titulares absolutos.
Com essas indefinições, um esboço de time para a partida de domingo é o seguinte: Renan, Leandro Guerreiro, Juninho e Teco; Alessandro, Fahel, Léo Silva, Túlio Souza e Thiaguinho; Jean Coral e Victor Simões. Nesta sexta-feira o treino será em tempo integral e no sábado acontecerá pela manhã um recreativo, que vai anteceder a viagem para São Paulo.