Superesportes

Empolgado, Avaí quer mostrar sua força contra um Atlético-MG em construção

;

postado em 09/05/2009 08:00
Avaí e Atlético-MG fazem neste sábado, às 18h30 (de Brasília), em Florianópolis, um dos jogos de abertura do Campeonato Brasileiro de 2009. De um lado, está o Galo, primeiro clube a vencer a competição, que só ficou de fora em uma edição. Do outro, o Leão, de volta à elite da qual não participava desde 1979.

O retorno à divisão principal tem um significado especial para o torcedor avaiano. Depois de um tempo de espera tão grande, a Ilha está entusiasmada, valorizando cada momento que vier pela frente. O atacante Evando, um dos heróis da campanha da última Série B, entendeu bem este espírito.

"Estou ansioso por participar de uma competição para a qual nós conseguimos levar o Avaí. E queremos fazer uma temporada brilhante, sabemos que será difícil", disse o jogador. Nos primeiros meses da temporada, o Avaí fez a lição de casa, venceu o Campeonato Catarinense - o que não acontecia desde 1997 - e chega embalado para o Brasileirão.

Já o Atlético vive um momento de reestruturação. Após a perda do Campeonato Mineiro, Celso Roth foi contratado para substituir Emerson Leão no comando técnico. Com o novo treinador, o time fez apenas um jogo. Venceu o Vitória por 3 x 0, mas acabou eliminado da Copa do Brasil nos pênaltis.

Para esta partida contra o Avaí, o novo técnico fez mudanças mais drásticas, deixando o time cada vez mais com a sua cara. Pela primeira vez na temporada, o Atlético vai usar o esquema 3-5-2. "A gente treinou pouco de novo, mas os jogadores já assimilaram e vamos esperar que na prática funcione", disse Roth.

O novo esquema tático tem como principal objetivo dar liberdade para os alas Élder Granja e, especialmente, Júnior. Aos 35 anos, o lateral campeão do mundo em 2002 tem dificuldades para marcar, mas é uma grande opção ofensiva. A defesa fica reforçada em altura e força física; o ataque continua bastante veloz. No meio, há dois volantes, e a responsabilidade da criação recai sobre Fabiano.

"Temos visto, nos últimos anos, equipes grandes sofrendo para se recuperar durante o campeonato, então, já estamos mentalizados para conseguir um bom resultado já nesse final de semana", afirmou o meia, prometendo um Galo aguerrido desde o primeiro lance deste Brasileirão.

FICHA TÉCNICA - AVAÍ X ATLÉTICO-MG

Local: Estádio da Ressacada, em Florianópolis (SC)
Data: 9 de maio de 2009, sábado
Horário: 18h30 (de Brasília)
Árbitro: Rodrigo Nunes de Sá (RJ)
Assistentes: Hilton Moutinho Rodrigues e Ricardo Ferreira de Almeida (ambos do RJ)

AVAÍ: Eduardo Martini; Ferdinando, André Turatto, Emerson e Uendel; Marcus Winícius, Léo Gago, Odair e Thomas; William e Evando
Técnico: Silas

ATLÉTICO-MG:
Juninho; Werley, Welton Felipe e Leandro Almeida; Elder Granja, Renan, Márcio Araújo, Fabiano e Júnior; Éder Luis e Diego Tardelli
Técnico: Celso Roth

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação