postado em 09/05/2009 18:18
O Bahia estreou na Série B do Campeonato Brasileiro com o pé direito. Pela primeira rodada, os comandados de Alexandre Gallo, que terminaram a partida com dois jogadores a mais, bateram o Paraná no estádio Pituaçu por 2 x 0 com tranqüilidade.
Sem deixar os visitantes respirarem, os baianos abriram o placar logo aos dois minutos do primeiro tempo. Após rebote da zaga paranista, o atacante Paulo Roberto chutou cruzado e balançou as redes.
Depois do susto, o Paraná tentou sair para o jogo, mas encontrava dificuldades em armar boas jogadas. O Bahia, por sua vez, não tirou o pé do acelerador e continuou pressionando.
Tanto que, aos 19 minutos, ampliou a vantagem com Reinaldo. Depois de receber passe de Dedé, o atacante chutou de primeira e marcou. A situação dos paranaenses, que já era difícil, se complicou ainda mais no final do primeiro tempo, quando o zagueiro Marcelo xingou Paulo Roberto e foi expulso pelo árbitro Wallace Nascimento Valente.
No segundo tempo, o Bahia ficou mais com a posse de bola e criou as melhores chances de gol, enquanto o adversário, acuado, não conseguia roubar a bola e fustigar a defesa baiana.
O quadro para o Paraná piorou ainda mais aos 24 minutos, quando o também zagueiro Aderaldo foi expulsão ao fazer dura falta em cima de Paulo Roberto. Com o cartão vermelho, o time do técnico Zetti, que fez sua estreia no comando da equipe, ficou sem seu miolo de zaga.
Com dois a menos, os paranistas não encontraram forças para reagir e pelo menos descontar. O Bahia, com o placar a seu favor, também não forçou muito o adversário até o apito final.
Na próxima rodada, o Bahia joga fora da casa, quando pega o São Caetano no Anacleto Campanella no sábado. Um dia antes, na sexta-feira, o Paraná recebe a Ponte Preta no Durival de Brito.