postado em 09/05/2009 19:14
Jogadores e comissão técnica do Barcelona comemoraram o resultado do clássico entre Valencia e Real Madrid neste sábado (09/05). Em casa, os valencianos bateram os merengues por 3 x 0, deixando o caminho aberto para os catalães conquistarem o Campeonato Espanhol, com três rodadas de antecedência.
A derrota fez o Real Madrid, vice-líder, estagnar nos 78 pontos. Com 85, o Barcelona pode ir a 88 se vencer o Villareal neste domingo, abrindo assim dez tentos de vantagem. Como só restarão nove pontos a serem disputados, o Barça garantirá o título nacional antecipadamente.
Com a vitória folgada no estádio Mestalla, o Valencia segue firme na quarta colocação e à caça do Sevilla, terceiro colocado, que venceu mais cedo hoje o Mallorca de virada. Os 59 pontos garantem o time de David Silva na zona que dá acesso à próxima edição da Copa dos Campeões.
O jogo começou a ser decidido ainda no primeiro tempo, quando Mata abriu o placar aos 29. Três minutos depois, o Valencia deu outro golpe nos merengues com David Silva, que marcou o segundo de sua equipe no confronto.
Com a desvantagem, o Real tentou ir para cima, mas sem sucesso, e acabou se expondo aos contra-ataques dos donos da casa. Já no segundo tempo, Baraja jogou um balde de água fria em qualquer pretensão merengue de se aproximar do placar.
Aos 23 minutos, Baraja marcou o terceiro do Valencia no clássico, colocando números finais no confronto e fechando a tampa do caixão do time comandado por Juande Ramos.
Agora, o Real Madrid entra em campo novamente com chances de brigar ainda pelo título ou não no próximo final de semana, quando pega o Villarreal em casa. No mesmo dia, no domingo, o Valencia, também fora de seus domínios, pega o adversário direta na briga pela Copa dos Campeões Atlético de Madri.