postado em 09/05/2009 20:44
Depois de 30 anos ausente, o Avaí voltou à primeira divisão do futebol do país neste sábado (09/05). E a reestreia não foi do jeito que a torcida queria. Diante de um bom público na Ressacada, o time catarinense chegou a abrir dois gols de vantagem, mas cedeu empate por 2 x 2.
Evando, aos 24 minutos do primeiro tempo, e Muriqui, aos 13 do segundo, colocaram os anfitriões na frente. Porém, Alessandro e Carlos Alberto, dois jogadores que saíram do banco de reservas, balançaram as redes e decretaram a igualdade.
Celso Roth, que mexeu bem no time mineiro, segue invicto. O treinador estreou na última quarta-feira, quando o Galo bateu o Vitória por 3 a 0 no Mineirão, mas acabou eliminada da Copa do Brasil nos pênaltis. O Avaí volta a campo no próximo sábado, quando encara o Flamengo no Maracanã pela segunda rodada do Brasileirão. No mesmo dia, o Atlético-MG recebe o Grêmio.
O jogo começou morno em Florianópolis. O Avaí, empurrado pela torcida, tomava mais iniciativa e pressionava o Atlético, mas não encontrava espaços para finalizar. Tanto que o goleiro Juninho só trabalhou pela primeira vez aos 17 minutos, quando defendeu chute fraco de Odair no meio gol.
A cena se repetiu cinco minutos depois: bola na área atleticana, Welton Felipe conseguiu tirar e a bola sobrou para Muriqui, que bateu firme, mas parou no arqueiro. Logo em seguida, porém, Juninho nada pôde fazer. Odair chutou cruzado da esquerda e Evando desviou para o fundo das redes dos visitantes.
Depois do gol, o Galo abdicou de sua postura defensiva e partiu um pouco mais para o ataque. A melhor chance veio aos 36 minutos, em bela jogada individual de Éder Luís. O atacante partiu em velocidade pela direita e bateu cruzado, perto do gol de Eduardo Martini.
O segundo tempo começou da mesma forma que o primeiro: com o Avaí no ataque. Mas foi o Atlético que assustou primeiro. Júnior recebeu de Éder Luís e cruzou para a área. Eduiardo Martini mergulhou no chão para ficar com a bola e evitar que ela chegasse para Elder Granja, que estava livre na pequena área.
A resposta foi rápida e fatal. Muriqui recebeu pela direita, ganhou de Leandro Almeida e bateu forte para marcar o segundo dos avaianos aos 13 minutos. O gol animou a torcida e os jogadores. Logo depois, Evando achou Willian, que arriscou de primeira e quase fez o terceiro.
Insatisfeito com o que via, Roth resolveu mexer duas mudanças na equipe: Alessandro e Thiago Feltri entraram nos lugares de Fabiano e Werley, respectivamente. Pouco depois de entrar, Alessandro diminuiu para o Galo aos 25. Ele recebeu lançamento de Júnior e, com um belo toque de peito, tirou do marcador antes de bater no canto de Eduardo Martini.
E a estrela de Roth estava brilhando. Aos 27, ele tirou Elder Granja e colocou Carlos Alberto em seu lugar. Cinco minutos depois, o ex-corintiano, em posição duvidosa, desviou chute cruzado de Diego Tardelli e deixou tudo igual. Melhor em campo, o Galo ainda teve chances de virar. Na melhor delas, Alessandro acertou a trave de Eduardo Martini em toque de cabeça.