postado em 10/05/2009 10:58
Depois de assumir a liderança no Grande Prêmio da Espanha na manhã deste domingo (10/05), Rubens Barrichello se manteve na posição até a metade na corrida, mas perdeu a vitória para Jenson Button, seu companheiro na Brawn GP, que apostou em uma estratégia de duas paradas e foi bem sucedido.
"Eu fiz tudo que devia fazer e tinha combinado três paradas. Fiquei até surpreso quando soube que o Jenson faria duas. Hoje tive um dia ótimo e dei tudo que podia do meu caro, mas a estratégia não funcionou e cheguei em segundo. Tenho que continuar lutando", afirmou o brasileiro, resignado.
A cada prova, Button aumenta sua vantagem na liderança do Mundial. Na Espanha, ele conquistou a quarta vitória em cinco corridas no ano. Com 41 pontos, o britânico lidera a disputa. Sem vencer desde 2004, Barrichello é o segundo colocado, com 27 pontos ganhos. "Tenho uma pressão muito grande ao meu lado", admite o ex-ferrarista.
Assim como na prova de abertura da temporada realizada na Austrália, a Brawn GP cravou uma dobradinha na Espanha, com Barrichello no segundo andar do pódio. "Estou frustrado por não ter vencido", afirmou. Por um momento, ele sentiu que "tinha a corrida nas mãos" e disse que teve problemas com seu terceiro jogo de pneus.
Jenson Button, por sua vez, contou que também planejava fazer três pit stops. "Nós dois estávamos nessa direção, mas eles mudaram. Pensávamos a estratégia mais rápida seria parar três vezes. Eu não tinha certeza sobre as duas paradas, porque o carro ficou pesado depois do abastecimento", lembrou.
No primeiro pit stop, Barrichello ficou por 6,7s nos boxes. Já o britânico demorou 9,3s. "Eu não pensei que poderia superar Felipe (Massa) e Sebastian (Vettel), mas consegui. Então abaixei a cabeça e me concentrei em andar o mais rápido possível", encerrou o líder do Mundial.