postado em 10/05/2009 15:55
A rodada dupla neste domingo (10/05) realmente diminuiu a força de James Blake na final do ATP 250 de Estoril. Cansado, ele levou um 'pneu' no terceiro set de Albert Montañes, que comemorou o segundo título da sua carreira com parciais de 5/7, 7/6 (8-6) e 6/0. Apesar disso, o norte-americano não pode reclamar da falta de chances para encerrar seu jejum de conquistas, pois chegou a ter dois match-points na segunda parcial.
Em virtude da falta de luz natural, o encerramento da semifinal entre Blake e Davydenko foi adiado do sábado para a manhã deste domingo, sendo que após a pausa o europeu sofreu uma virada por 6/7 (3-7), 7/6 (7-2) e 6/3.
Menos de duas horas depois, o ex-top 10 teve de retornar à quadra contra Montañes e esteve perto de uma rápida vitória ao ter um 15-40 quando o espanhol sacava em 4/5 no segundo set. Entretanto, dois erros de esquerda do número 16 do mundo recolocaram o espanhol no jogo, e este não bobeou, vencendo o tie-break e aproveitando a vantagem física para atropelar na sequência.
Ao fim de 2h13, o ibérico confirmou a segunda taça de sua carreira e minimizou o seu mau retrospecto em finais - agora, venceu em duas das seis ocasiões nas quais chegou a esse estágio como profissional. Com isso, colherá muitos frutos no ranking de entradas, em que somará mais 220 pontos e entrará de forma inédita no grupo dos 30 melhores, saindo da 35ª para aproximadamente a 28ª posição.
Blake, por sua vez, comemora o fim da má fase, já que vinha de duas derrotas seguidas no saibro e não havia chegado a decisões nesta temporada. Contudo, ele manteve um incômodo jejum de títulos que já dura desde agosto de 2007, quando ergueu um troféu em New Haven, nos Estados Unidos.