postado em 10/05/2009 18:08
O torcedor que esperava um jogo morno entre Corinthians e Internacional por causa da ausência de Ronaldo foi premiado com o brilho de Nilmar. Neste domingo (10/05), o camisa nove do Colorado marcou um gol de placa no Pacaembu e garantiu a vitória gaúcha por 1 x 0 na estreia do Campeonato Brasileiro.
Preocupado com o início do confronto contra o Fluminense, pela Copa do Brasil, o Corinthians utilizou uma base reserva. Da equipe considerada titular, apenas o goleiro Felipe e o volante Cristian começaram o embate contra os gaúchos. Durante o segundo tempo, o lateral Alessandro e o atacante Dentinho também foram utilizados.
Ainda assim, o Corinthians mostrou empenho durante os 90 minutos. Na etapa complementar, o Timão pressionou o Internacional e criou boas chances.
O revés faz o Timão amargar o fim de uma invencibilidade de 26 partidas em sua casa, o Pacaembu. Foi a segunda derrota dos paulistas no ano, já que também haviam caído contra o Atlético-PR, em Curitiba, pela Copa do Brasil.
Na próxima rodada do Campeonato Brasileiro, o Corinthians enfrenta o Botafogo, no Engenhão, na capital carioca. Já o Internacional volta a pegar um paulista: joga contra o Palmeiras, no Beira-Rio. As duas partidas estão marcadas para o domingo da semana que vem.
O jogo - Sem a presença de Ronaldo, Nilmar fez questão de monopolizar as atenções no Pacaembu. Com nove minutos de partida, o atacante do Colorado fez um gol espetacular. Ele recebeu a bola na ponta direita e começou a driblar: passou por três adversários, invadiu a área, fez o giro sobre outro defensor do Timão e tocou no canto do goleiro Felipe.
Apesar da formação inédita, o Corinthians aproveitou o apoio da Fiel para buscar o ataque na base da raça. Aos 20 minutos, o estreante Jucilei seguiu o exemplo de Nilmar, invadiu a área, deixou dois colorados no chão, mas falhou na finalização ao acertar Índio.
Para amenizar as investidas corintianas, o argentino D´Alessandro passou a chamar o jogo. Em um passe perfeito do argentino aos 35 minutos, Índio desviou de cabeça e obrigou grande intervenção de Felipe.
No final, Nilmar voltou a infernizar o Corinthians. Aos 42 minutos, o veloz atacante passou por Renato na ponta direita e tocou para Magrão na área. O volante colorado serviu Taison, que, na cara do gol, perdeu uma chance inacreditável.
No segundo tempo, o Corinthians passou a insistir nas jogadas pelo lado direito, com o lateral Diogo. Sem a explosão de Ronaldo, a ordem era tentar os cruzamentos em direção ao grandalhão Souza.
Como a tática não trouxe o resultado esperado, Mano Menezes apelou para as entradas dos titulares Alessandro e Dentinho. O Corinthians mudou de tática e começou a confundir a zaga colorada através das constantes movimentações.
Aos 26 minutos, Alessandro aproveitou passe de Lulinha e bateu consciente, mas parou em ótima defesa de Lauro. No final, Mano Menezes abriu mais seu time com a presença de Otacílio Neto do lugar de Wellington Saci. Porém, o Inter melhorou a marcação e assegurou a vitória.