postado em 10/05/2009 20:37
Com gols de Nunes e Victor Simões, Santo André e Botafogo empataram em 1 x 1, neste domingo (10/05), no ABC paulista, na estreia das duas equipes no Campeonato Brasileiro. O jogo foi muito movimentado, com muitas chances de gol para ambos os lados. No entanto, os cariocas conseguiram um ponto fora de casa, na abertura do torneio nacional.
No início do jogo o Santo André partiu para cima do Botafogo em busca da abertura de placar. No entanto, os eros de passes de ambos os times impediam as boas jogadas. O primeiro lance de perigo aconteceu somente aos 11 minutos, quando Pablo Escobar cruzou na cabeça de Nunes. O atacante cabeceou e Renan faz boa defesa.
O lance empolgou o Santo André, que promoveu uma verdadeira blitz na área alvinegra e por pouco não abriu o placar. No entanto, quatro minutos depois veio a resposta do Botafogo. Thiaguinho arriscou de fora da área e o goleiro Neneca espalmou para esconteio.
A partir dai, o jogo ficou mais movimentado, com o Santo André obtendo o domínio das ações e o Botafogo tentando assustar nos contra-ataques. Somente aos 30 minutos que o time da casa marcou. O atacante Nunes invadiu a área e chutou forte. Renan ainda tentou chegar na bola, mas nada pode fazer.
O gol não mudou o aspecto da partida. A partida seguiu muito movimentada, com bons lances para ambos os lados. Na melhor chance do Botafogo, aos 34 minutos, Victor Simões dividiu com Neneca e a bola acabou sobrando para Lucas Silva. O atacante tentou encobrir o goleiro, mas este conseguiu voltar a tempo e impedir o empate alvinegro.
A última chance do primeiro tempo aconteceu aos 41 minutos, com Marcelinho Carioca. O meia puxou contra-ataque e chutou com perigo ao gol de Renan. A bola passou perto da trave do goleiro do Botafogo.
No segundo tempo, o Botafogo voltou com outra postura e procurou o empate. No entanto, a defesa do Santo André impediu lances de perigo alvinegro. Somente aos 18 minutos, os visitantes tiveram uma ótima chance de marcar.
O atacante Victor Simões aproveitou cruzamento de Leandro Guerreiro, mas a bola bateu no travessão, quicou na linha, na trave e não entrou. O atacante alvinegro teve outra chance de empatar aos 23 minutos. Ele entrou na área, pela esquerda, e chutou para ótima defesa de Neneca.
A partir dai, o jogo diminuiu de ritmo. Só que aos 33 minutos, o lateral-direito Cicinho deu um carrinho por trás em Fahel e foi expulso direto. Com isso, o Botafogo voltou a pressinar em busca do empate. A igualdade chegou aos 39 minutos, quando Eduardo cruzou pela esquerda e Victor Simões, de cabeça, enfim colocou para a rede.
Após o gol, o Botafogo relaxou e não conseguiu ter força para tentar a virada. Já o Santo André se fechou para ficar com o ponto do empate.