postado em 11/05/2009 12:11
O segundo dia de competições do Masters 1000 de Madri começou preenchendo a chave de dois dos principais favoritos ao título, Roger Federer e Novak Djokovic. Na Espanha, ambos estrearão contra tenistas sobre os quais ostentam bom retrospecto: o suíço pega o sueco Robin Soderling, e o sérvio enfrenta o espanhol Oscar Hernández.
Ainda sem títulos na temporada, Federer tenta quebrar o jejum e a supremacia de Rafael Nadal na temporada de saibro e sua trajetória começará contra um velho conhecido. Algoz nesta segunda-feira do espanhol Ivan Navarro por 6/4 e 6/2, Soderling desafiará o helvético pela nona vez na carreira - até aqui colecionou oito decepções, sendo apenas uma na terra batida.
Djokovic, por sua vez, reeditará um confronto acontecido há menos de um mês em Montecarlo, quando o atleta mais famoso aplicou 6/1 e 6/2 sobre Hernández. Abrindo sua campanha, o espanhol bateu o argentino Martin Vassallo Arguello com facilidade: duplo 6/3.
Tsonga vence a primeira no saibro: Obrigado a adiar o início de sua temporada no saibro por causa de dores no joelho direito, Jo-Wilfried Tsonga se despediu cedo em Roma e só foi vencer seu primeiro jogo no ano nesse piso em Madrid. Ante o russo Marat Safin, o top 10 aproveitou o descontrole do adversário para marcar 6/4 e 7/5.
Longe de ser um tenista especializado na superfície lenta, Tsonga conseguiu superar essas dificuldades para ser regular até no fundo da quadra ante Safin, que conheceu a quarta derrota consecutiva no circuito. O próximo desafio do francês atende pelo nome de Ivan Ljubicic, que bateu o qualifier russo Teimuraz Gabashvilli por 6/3 e 6/2. O croata buscará uma revanche da derrota por 3 x 1 na última edição do Aberto da Austrália.
Outro cabeça-de-chave que já estreou no Masters 1000 foi David Ferrer. Jogando em casa, o espanhol atropelou o argentino Guillermo Cañas, que veio do quali, por duplo 6/2. Na próxima rodada, ele enfrenta outro hermano, Juan Mónaco, ou o compatriota Feliciano López, que atuam ainda nesta segunda.