postado em 12/05/2009 11:23
Palco da penúltima prova da temporada 2009 da Fórmula 1, o autódromo de Interlagos terá que novamente passar por algumas reformas para abrigar a principal categoria do automobilismo mundial. Como é de praxe, a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) e a Formula One Management (FOM) fazem uma série de exigências, que este ano custarão entre R$16 e 22 milhões.
O custo da reforma de Interlagos é semelhante àquele exigido para que a cidade recebesse a edição 2008 da prova, R$ 23 milhões, segundo a SPTuris (São Paulo Turismo) - os números de 2009 serão fechados em reuniões nas próximas semanas.
Porém, já é certo que desta vez as preocupações são bem menores que de anos anteriores: em 2007, por exemplo, o circuito chegou a ficar fechado por cinco meses. Com o asfalto ainda em boa qualidade, a única alteração na pista deve ser uma pequena modificação na Curva do Café a fim de aumentar a segurança dos competidores.
"Temos tambem que fazer as arquibancadas tubulares, colocar mais toldos definitivos no HCs (Hospitality Centers, locais que as empresas patrocinadora montam para recepcionar seus convidados) e mais duas ou três salas de apoio para as equipes", explica Roberto Seixas, administrador de Interlagos.
"Não haverá nenhuma obra vultuosa este ano", continua Seixas. O autódromo deve ser fechado para esta modificação no final de agosto e assim permanecerá até que o circo da Fórmula 1 desembarque no Brasil, na semana de 18 de outubro.
Os carros de Fórmula 1, porém, poderão ser vistos um pouco antes: entre 15 e 16 de agosto, Interlagos recebe uma das etapas do campeonato da Fórmula 1 Histórica, categoria que reúne carros como a McLaren M23, com a qual Emerson Fittipaldi conquistou seu segundo título mundial, em 1974, e a Brabham BT-49, carro que conduziu Nelson Piquet ao seu primeiro título, em 1981.
O evento, entretanto, não vai atrapalhar em nada a realização da Fórmula 1. "Isso vai ao encontro da filosofia do prefeito Gilberto Kassab, que desde 2005 vem fazendo investimentos em Interlagos, até para que possamos receber outros eventos que não a F-1", afirmou Caio Luiz de Carvalho, presidente da SPTuris.
Ela explica que a ideia é, nos próximos anos, transformar a região do autódromo em um ponto turístico da cidade. "Serão feitos dez parques na região, que vai se integrar com o circuito, como já se integrou o trem", explica Carvalho. "Interlagos é um autódromo que não para de se renovar", destaca.