postado em 12/05/2009 16:05
Criada em 1902 em homenagem ao rei da Espanha, a Copa do Rei não poderia ver uma final tão politicamente carregada quanto a desta quarta-feira (13/5), entre Barcelona e Athletic Bilbao. Originários de províncias separatistas, os clubes, da Catalunha e do País Basco, respectivamente, poderão ver seus torcedores usarem o Estádio Mestalla como palco de protesto.
Isso porque circula entre os adeptos de ambos os times uma iniciativa de manifestação, criada pelo Esait (Grupo de Opinião a Favor das Seleções Bascas) e com o apoio do movimento "Catalunya Acció", que sugere que todos os torcedores virem as costas durante o hino da Espanha, tocado minutos antes do apito inicial, e vaiem o Rei Juan Carlos I, presença muito provável na arena do Valencia, escolhido como sede da final.
Dentro de campo, a partida também tem um histórico tenso. A última final da Copa do Rei entre Athletic e Barcelona foi em 1984, jogo que marcou a última partida de Diego Maradona pelos blaugranas e que terminou em pancadaria generalizada no Santiago Bernabéu.