postado em 12/05/2009 18:37
Depois de uma série de quatro partidas sem vencer no Campeonato Francês, o Lyon voltou a somar três pontos. O atual heptacampeão francês impôs seu jogo, bateu o Nantes por 3 a 0, nesta terça-feira, e manteve chances remotas de levar seu oitavo título nacional seguido desde a temporada 2001/2002. Destaque para o camaronês Jean Makoun, que marcou dois gols ainda no primeiro tempo.
Com o resultado, o Lyon chega agora a 64 pontos e permanece na terceira posição, defendendo a vaga para a Copa dos Campeões na briga direta com o Paris Saint-Germain, que ainda joga na rodada e tem quatro pontos a menos. O Nantes ocupa a 19ª colocação, com 33 pontos e ameaçado pelo descenso.
O último triunfo do Lyon na competição havia sido em 4 de abril. Na ocasião, a equipe bateu o Le Mans por 3 a 1, fora de casa, com dois gols de Benzema e um de Boumsong. De lá até hoje, o time colecionou dois empates (Monaco e Paris Saint-Germain) e duas derrotas (Bordeaux e Valenciennes).
Com sete minutos de jogo, o meio-campista Juninho Pernambucano avançou com a bola pelo lado direito do campo e encontrou Éderson livre na esquerda. O meia- atacante brasileiro cabeceou para trás, e o camaronês Makoun, também de cabeça, colocou no canto direito para inaugurar o marcador.
Aos 26 minutos, Juninho foi responsável por uma boa chance de ampliar a vantagem. O brasileiro cobrou falta da intermediária com perfeição, a bola atravessou a área sem ser tocada, e Benzema por pouco não completou de cabeça para o fundo da rede adversária.
Mas o segundo gol foi questão de tempo. Oito minutos depois, os donos da casa encaixaram ótimo contragolpe e, após rápida troca de passes no meio-campo, Makoun recebeu livre dentro da área para anotar seu segundo tento na partida. Aos 35 minutos da etapa final, o jovem francês Mounier, com cinco minutos em campo, fez mais um de cabeça e definiu o êxito do Lyon.
Na antepenúltima rodada da competição, o Lyon enfrenta o Olympique de Marselha, fora de casa, para ainda sonhar com a possibilidade de conquista do oitavo título francês consecutivo. O Nantes, ainda brigando contra o rebaixamento, terá como próximo compromisso o Rennes, dentro de seus domínios.