postado em 13/05/2009 08:05
Vasco e Vitória duelam nesta quarta-feira, às 19h30 (de Brasília), em São Januário, no Rio de Janeiro (RJ), pelo confronto de ida das quartas de final da Copa do Brasil, dispostos a manter o embalo, após conseguirem bons resultados no fim de semana. O Cruzmaltino iniciou sua caminhada na Série B do Campeonato Brasileiro vencendo o Brasiliense por 1 x 0, também em casa. Já o Rubro-Negro baiano se mostrou ainda mais eficiente e arrancou no Brasileirão derrotando o Atlético-PR por 2 x 0, em Curitiba.
Na fase anterior os dois times encontraram alguma dificuldade para avançar. O Vasco conseguiu golear o Icasa-CE por 4 x 1 no Ceará, mas só depois de ter sofrido para empatar por 1 x 1 no Rio de Janeiro. A classificação do Vitória foi bem mais sofrida. Fez 3 a 0 no Atlético-MG em Salvador (BA), viu o placar ser devolvido em Minas Gerais e se garantiu nas cobranças de pênaltis.
Dorival Júnior, técnico do Vasco, e seus comandados deixam claro que a estratégia para a partida desta quarta-feira visa vencer sem sofrer gols. Mais importante do que conseguir um placar dilatado é não ter a defesa vazada.
"Na Copa do Brasil, o fato de jogar em casa acaba sendo um complicador, pois você tem a obrigação de vitória, mas ao mesmo tempo não pode se expor muito, pois se leva gols a coisa complica. Portanto, temos que construir uma vitória nesta quarta-feira, independentemente do marcador, mas sem levar gols", disse Dorival.
Para os jogadores vascaínos, o apoio da torcida pode ser fundamental mais uma vez. Isso porque todos deixaram o gramado contra o Brasiliense destacando a força vinda da arquibancada.
"Contra o Brasiliense a torcida apoiou o tempo todo, independentemente de quanto estava marcando o placar. Tivemos dificuldades para chegar ao gol, mas mesmo assim todos estavam do nosso lado. Contra o Vitória o apoio tem que ser o mesmo, pois a Copa do Brasil também é muito importante para nós", afirmou o lateral-esquerdo Ramon.
Para este compromisso o Vasco terá o retorno do volante Nílton, que está recuperado após ter sofrido rompimento parcial dos ligamentos do ombro direito. Ele reaparece na vaga do suspenso Mateus. Pelo lado do Vitória, o técnico Paulo César Carpegiani tem o pensamento parecido com o dos vascaínos e entende que sua equipe vai complicar muito a vida do rival se conseguir marcar gols.
"Contra o Atlético Mineiro fizemos um grande resultado em casa e só nos complicamos na volta justamente porque não soubemos encaixar o contra-ataque. Se o nosso jogo entrar e conseguirmos marcar gols, com certeza teremos dado um passo muito grande, pois somos fortes em Salvador", disse Carpegiani.
O treinador não anunciou a formação que vai a campo, mas a dúvida está no meio-de-campo, onde Vanderson, com lesão na panturrilha direita, é dúvida. Como Uenlinton, o reserva imediato, está suspenso, Ramirez está de sobreaviso. O meia Leandro Domingues, que entrou bem no triunfo sobre o Furacão, atuou pelo Fluminense na Copa do Brasil e por isso não foi relacionado.
FICHA TÉCNICA
VASCO-RJ x VITÓRIA-BA
Local: São Januário, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 13 de maio de 2009, quarta-feira
Horário: 19h30 (de Brasília)
Árbitro: Alício Pena Júnior (MG)
Assistentes: Márcio Eustáquio Santiago (Fifa-MG) e Helberth Andrade (MG)
VASCO: Fernando Prass, Paulo Sérgio, Vilson, Gian e Ramon; Amaral, Nílton, Léo Lima e Carlos Alberto; Rodrigo Pimpão e Elton
Técnico: Dorival Júnior
VITÓRIA: Viáfara, Wallace, Victor Ramos e Marco Aurélio; Apodí, Vanderson (Ramirez), Carlos Alberto, Bida, Jackson e Robson; Neto Baiano
Técnico: Paulo César Carpegiani