postado em 13/05/2009 08:54
O líder Manchester United entra em campo nesta quarta-feira (13/5) contra o Wigan, fora de casa, em jogo adiado da 33ª rodada do Campeonato Inglês. Uma vitória deixará o time do português Cristiano Ronaldo e companhia em ótimas condições rumo ao tricampeonato nacional. Um revés abrirá espaço para o Liverpool assustar na reta final.
Com 83 pontos, o Manchester precisa de mais quatro nos três jogos que lhe restam para igualar o maior vencedor do país, o Liverpool, com 18 títulos ingleses. O Wigan, por sua vez, aparece na 11ª posição com 42 pontos, oito a menos que o Fulham, que neste momento garantiria a última vaga para a Copa da Uefa.
A tarefa dos Diabos Vermelhos não parece muito difícil. Com três pontos a mais e um jogo a menos que o vice-colocado, Liverpool, a equipe comandada pelo técnico Alex Ferguson vem ainda de uma sequência vitoriosa na competição. O último insucesso foi em 21 de março, contra o Fulham. De lá para cá, foram cinco triunfos consecutivos.
E foi contra o Wigan, em maio do ano passado, que o Manchester conquistou o bicampeonato inglês, ao vencer por 2 x 0 na última rodada da competição. Os gols foram marcados por Cristiano Ronaldo e Ryan Giggs. Desse modo, Ferguson espera um bom reencontro com o JJB Stadium nesta quarta-feira.
Mas o treinador terá que contornar um destempero recente no grupo. Substituído durante a vitória por 2 x 0 sobre o Manchester City, no último domingo, o meia-atacante Cristiano Ronaldo demonstrou muita irritação. Melhor jogador do mundo de 2008 pela Fifa, o português dirigiu-se ao banco de reservas balançando a cabeça negativamente.
"Ele queria ficar em campo, é uma razão muito simples", minimizou Ferguson, em entrevista ao site oficial do clube. "Ele está em grande forma, mas eu tenho que olhar de um modo mais amplo. Ele teve um desempenho incrível contra o Arsenal no meio de semana, mas temos de pensar nos próximos jogos".
Resta agora saber como será a atuação do astro português, que ainda é especulado como futuro reforço do Real Madrid para a próxima temporada européia. Afinal, o Manchester terá que defender também o troféu da Copa dos Campeões contra o Barcelona, em Roma, no dia 27 de maio.