postado em 13/05/2009 09:13
Pela primeira vez na história, Lazio e Sampdoria fazem nesta quarta-feira (13/5), às 15h45, no Estádio Olímpico de Roma, a decisão da Copa da Itália. Ambas têm quatro títulos na competição e quem levar a melhor ganhará uma vaga na Liga Europa, que substitui a Copa da Uefa a partir da próxima temporada.
Para chegarem à final, que foi disputada entre Internazionale e Roma nas quatro edições anteriores do segundo torneio mais importante do país da bota, Sampdoria e Lazio deixaram pelo caminho nas semifinais a Internazionale, virtual campeã italiana, e a Juventus, respectivamente.
No que depender da impressão deixada no final de semana, na rodada do Campeonato Italiano, o time genovês entra como favorito. Enquanto a Samp goleou a Reggina por 5 x 1, a Lazio perdeu por 3 x 1 da Udinese no mesmo Estádio Olímpico em que tentará salvar a temporada nesta quarta.
Os romanos, porém, tem a seu favor um elenco mais experiente. O capitão Cristian Brochi, por exemplo, tem no currículo dois títulos da Copa dos Campeões e um scudetto. Além disso, terão o apoio da maioria da torcida e fazem melhor campanha no Italiano (estão em décimo, com 47 pontos, três a mais que a Samp, 12ª).
Dentro de campo, o destaque será o duelo entre os atacantes Mauro Zárate, argentino da Lazio que vive ótima fase, e Antonio Cassano, que recuperou o seu bom futebol na Sampdoria. Os romanos terão o desfalque do meia brasileiro Matuzalém, que levou um jogo de suspensão.
Caso triunfe na capital italiana, a equipe genovesa conquistará seu primeiro título sob a gestão de Riccardo Garrone, presidente e proprietário do clube. "Vivemos um final de temporada extraordinário. Temos que sair vitoriosos, sem dúvida temos condições para isso", aposta o dirigente.
O presidente da Itália, Giorgio Napolitano, já confirmou presença na grande decisão. O mandatário de 83 anos acompanhou no mesmo Estádio Olímpico a final do ano passado, quando a Roma se sagrou campeã ao bater a Inter por 2 x 1.