postado em 13/05/2009 09:38
Um mergulho para o lado direito. Uma defesa com os pés, a bola saindo por cima do travessão. Um goleiro correndo para a lateral do campo, enlouquecido e feliz. Um torcedor palmeirense certamente recordou a semifinal da Copa Libertadores de 2000, com Marcos defendendo a cobrança de Marcelinho Carioca e colocando o Verdão de Luiz Felipe Scolari na decisão.
Desta vez, nove anos depois, o cenário teve algumas alterações: não era o Morumbi, mas sim a Ilha do Retiro. O adversário era o Sport. Marcos, mais velho, possui menos cabelos, não defendeu o tiro com a ponta das mãos como em 2000. Mas o 'santo' canonizado pela torcida alviverde, hoje aos 35 anos, teve seus milagres repercutidos ao redor do planeta nesta manhã de quarta-feira, horas após defender três pênaltis no Recife.
"Já é São Marcos", publicou o argentino Olé em uma curta notícia em sua página eletrônica. No texto, o periódico lembrou que o goleiro é o mesmo que enfrentou o Boca Juniors na final de 2000.
Em outra matéria, de título "Um Marcos de Verdão", o mesmo jornal relatou que o arqueiro de 35 anos, rebaixado com o Palmeiras em 2002, segurou o 0 x 0 no primeiro tempo e bancou o time de Wanderley Luxemburgo nas quartas de final: "O Palmeiras tem Marcos, mas não mostrou brilho para se mostrar candidato a campeão", opinou.
Em Portugal, no diário Record, mais destaque para o ídolo alviverde. "Com um guarda-redes assim...", destacou o jornal na manchete. "Marcos, do Palmeiras, foi o herói da partida que colocou sua equipe nas quartas de final da Libertadores, defendendo três grandes penalidades".
Não muito longe de Portugal, o jornal espanhol As também enalteceu o goleiro pentacampeão mundial em 2002 com a seleção brasileira. Embora o Sport tenha "suado sangue", conforme a notícia, "a experiência de Marcos, que defendeu três pênaltis, inclinou a balança para o lado do Palmeiras", exaltou o diário esportivo da Catalunha.
Mas foi na Holanda que o santo alviverde foi mais exaltado: "Rei dos pênaltis, Marcos é novamente o grande herói", estampou o Sport 1, que resgatou outra noite de milagres do palmeirense. "Não é a primeira vez que Marcos se destaca em um desempate por pênaltis. Em 2001, ele também fez três defesas", lembrou o site esportivo dos Países Baixos.
Na partida em questão, Marcos classificou o Palmeiras às semifinais da Libertadores de 2001 após um empate por 2 x 2 com o Cruzeiro, no Mineirão. Nas cobranças de 11 metros para desempatar, ele pegou os tiros de Marcos Paulo e Luisão triscou na batida de Ricardinho, que bateu na trave. Após sete pênaltis de cada lado, o Verdão vencera a Raposa por 5 x 4.