postado em 13/05/2009 10:06
O medo do desemprego ronda o Serejão. Com 36 jogadores, o técnico do Brasiliense, Roberval Davino, desconversa na tentativa de evitar o tema desagradável, mas admite a necessidade de reduzir o elenco para a Série B do Campeonato Brasileiro. Depois de apenas quatro partidas no cargo, o comandante estipula prazo de até duas semanas para observar todo o numeroso grupo.
A conta do elenco inclui o terceiro goleiro, Artur, que treina no time profissional e vai jogar nos juniores, mas deixa de fora o zagueiro Fábio Braz, ainda contundido e sem contrato desde abril. ;O ideal é trabalhar com 25 ou 26 jogadores dentro de um time com base forte. É até uma injustiça dispensar jogadores sem ver todos. Vou precisar de umas duas semanas para observar;, revelou Davino.
Dias antes da estreia da equipe na Série B, o treinador cortou quatro vagas ; todos os juniores foram mandados de volta à base: o zagueiro Miltão, o volante David, o lateral-esquerdo Victor e o atacante Janaílson. ;Para não atrapalhar alguns treinos, senão fica muito difícil;, confessou Davino. ;No país do futebol, hoje, são só 100 times (nas quatro divisões do Campeonato Brasileiro) e tem muita gente desempregada.;
Há jogadores em excesso em todas as posições no clube. O recordista é o ataque, com nove nomes para geralmente duas vagas. ;Jogador tem de estar sempre bem. Ainda mais eu, que estou voltando de contusão. A concorrência aumentou bastante;, admitiu o centroavante Gustavo, em recuperação de lesão na coxa esquerda, ainda sem prazo para retornar aos treinos. ;O jogador que está aqui tem de mostrar que merece ficar e quem chega tem de trabalhar muito;, disse o atacante Ricardinho.
Mesmo com a supersafra de opções ofensivas, Davino preferiu, no jogo de estreia na segundona (derrota por 1 x 0 para o Vasco), escalar o time no 3-6-1, com Fábio Júnior isolado. ;Não são nove atacantes. Além disse, o Gustavo e o Weslley Brasília estão machucados;, alegou o treinador, sem levar em conta outros quatro nomes que nem viajaram: Chimba, Diogo, Wellington Dias e Thiago Félix.
Moral
O solitário Fábio Júnior ainda passa por um jejum de sete jogos sem balançar as redes. Desde a goleada por 5 x 0 sobre o Dom Pedro, em 4 de abril, o centroavante está há 557 minutos em branco ; foi substituído três vezes nesse período. ;Ele é um cara experiente. A torcida pegou no pé dele em um jogo (nos 2 x 0 sobre o Brasília, na final doméstica), mas eu o deixei em campo para dar moral. Ele está protegendo bem a bola;, avaliou Davino.
Depois do treino de ontem à tarde, os jogadores que participaram da conquista do título local reuniram-se no gramado. O tema do encontro foi a mudança nos critérios da divisão do bicho pelo título para favorecer os contundidos. A premiação, que ainda não foi paga, chega no máximo a R$ 25 mil para cada atleta, mas o valor depende do número de jogos disputados.
Na preparação para a estreia caseira, sábado, contra o Campinense, no Serejão, às 21h, Davino comanda um treino tático hoje, às 19h, em Taguatinga. Ele pretende adaptar o time aos refletores do local do jogo. ;Nem eu estou acostumado;, brincou o treinador.
Adversário
O Campinense acertou a contratação de dois reforços. O lateral-direito e volante Thompson é conhecido do futebol candango ; foi vice-campeão pelo Brasília e tem passagens por Ceilândia e Paranoá. O zagueiro Kleber, ex-Sport e São Caetano, estava no Vila Nova. O rubro-negro paraibano é comandado pelo veterano Ferdinando Teixeira, ex-Fortaleza e ABC, e estreou com derrota por 2 x 1 para o Duque de Caxias, em pleno Amigão.
2ª RODADA
Ontem
Portuguesa 2 x 1 Fortaleza
Atlético-GO 3 x 1 Bragantino
Sexta-feira
21h Paraná x Ponte Preta
Duque de Caxias x Juventude
Sábado
16h10 Ceará x Vasco
ABC x Figueirense
São Caetano x Bahia
Guarani x América -RN
Ipatinga x Vila Nova
21h Brasiliense x Campinense
O ELENCO
# TRÊS GOLEIROS
Artur*
Guto
Osmair
(*) Goleiro dos juniores que treina entre os titulares
# TRÊS LATERAIS-DIREITOS
Júlio César
Patrick
Paulo Ricardo
# SEIS ZAGUEIROS
Ailson
Cláudio Luiz
Cris
Erivaldo
Moacri
Raphael
# TRÊS LATERAIS-ESQUERDOS
Edinho
Eduardo
Kaká
# CINCO VOLANTES
César Gaúcho
Coquinho
Didão
Juninho
Pedro Ayub
# SETE MEIAS
Adrianinho
Allann Delon
Éder
Iranildo
Ji-Paraná
Maninho
Rodriguinho
# NOVE ATACANTES
Chefe
Chimba
Diogo
Fábio Júnior
Gustavo
Ricardinho
Thiago Félix
Wellington Dias
Weslley Brasília