postado em 13/05/2009 10:11
A grande série de Novak Djokovic em quadras de saibro teve prosseguimento sem muitos problemas nesta quarta-feira (13/5). Responsável por abrir a rodada do Masters 1000 de Madri, o agora número quatro do mundo assegurou a 13ª vitória nos últimos 15 jogos disputados na superfície contra o espanhol Oscar Hernández, controlado por duplo 6/3.
Em franca evolução na terra batida, Djokovic curiosamente havia enfrentado Hernández há um mês, quando marcou um placar ainda mais fácil (6/2 e 6/1) na estreia em Montecarlo. Em um certo parâmetro, portanto, a vitória desta quarta pode ser um bom presságio, pois naquela oportunidade ele bateria os fortes Roger Federer e Fernando Verdasco na sequência para só cair na decisão contra Rafael Nadal.
Novamente sem dificuldades para bater o 65º melhor tenista do planeta, o homem de Belgrado se destacou especialmente no saque. Assim, não cedeu break points ao rival e venceu 82% dos pontos em que encaixou o primeiro serviço. Quando era o local quem colocava a bola em quadra, o favorito também teve bom rendimento com 13 chances de quebra, das quais aproveitou três para triunfar em 1h38.
Sem ser pressionado, Djokovic só deu um susto no início do segundo set, mas não foi por causa de algum erro bobo. Na verdade, o atleta escorregou ao tentar buscar uma bola e torceu o pé esquerdo. Entretanto, não sentiu maiores dores e pôde retornar a ação normalmente.
Para fechar, o resultado serviu para o sérvio provar seu bom nível de jogo na semana em que caiu para a quarta posição do ranking de entradas. Número três do mundo desde agosto de 2007, ele foi superado por Andy Murray, mas pode recuperar o posto já em Madri, caso reverta a diferença de 70 pontos que o separa do escocês.
Garantido nas oitavas-de-final do Masters 1000, Djokovic reeditará mais um confronto que aconteceu há pouco tempo, desta vez com Andreas Seppi. Após eliminar o norte-americano Sam Querrey por 6/3, 4/6 e 6/4, o italiano reencontrará seu carrasco nas semifinais do ATP 250 de Belgrado, no último sábado, quando tomou 6/4, 1/6 e 2/6. Nos outros quatro confrontos com o top 10, todos sobre quadras duras, Seppi também não havia tido sorte, caindo com apenas um set vencido.