postado em 13/05/2009 13:51
A Federação Internacional de Vôlei (FIVB) anunciou nesta quarta-feira (13/5) que irá seguir as novas da regras WADA (Agência Mundial Antidoping) no controle de substâncias proibidas no esporte. Isso significa que a entidade permitirá que os atletas da modalidade se submetam a exames de controle mesmo quando não estão competindo.
Por outro lado, porém, a FIVB afirmou que irá implantar uma medida educacional para orientar os jogadores via Internet. O programa, denominado "Real Winner", pretende evitar casos em que os atletas alegam não saber que tinham consumido substância proibida.
"Tenho o prazer de anunciar que a FIVB é a primeira federação a implantar um programa online como este", afirmou Helgi Thorsteinsson, diretor técnico e de desenvolvimento da entidade. "Vai demorar para que todos sejam educados, mas vamos deixar claro que agora ninguém mais poderá declarar ignorância quando for pego", destacou.
O presidente da FIVB comemorou as medidas. "Sempre mantivemos uma forte posição antidoping. Ainda bem que o nosso esporte vem tendo poucos casos relacionados a isso nos últimos anos", comentou.
Alguns desses casos, inclusive, vem envolvendo brasileiros, caso de Jaqueline, que perdeu o Pan-2007 por estar suspensa, de Elisangela, que joga na Itália, de Grace e do oposto Bob. Destes, apenas Grace foi absolvida, enquanto Bob aguarda julgamento.